Uma campainha bastante simples pode ser elaborada por estudantes ou mesmo pelo professor para demonstrações, utilizando-se material de sucata e outros materiais de fácil obtenção.

Essa campainha utiliza uma lâmpada para limitar a corrente, evitando assim que a construção simplificada cause excesso de corrente e calor, queimando o dispositivo ou ainda levando a um curto circuito.

Na figura 1 temos então o diagrama básico desse projeto.

 

Figura 1 - Diagrama desenhado pelo autor.
Figura 1 - Diagrama desenhado pelo autor.

 

Detalhes da construção são dados na figura 2.

 

Figura 2 - Montagem conforme o caderno de anotações de Newton C. Braga
Figura 2 - Montagem conforme o caderno de anotações de Newton C. Braga

 

Observe que a campainha é feita com uma lâmina de lata de conserva (que deve ser cortada com muito cuidado pois suas arestas são cortantes. A bobina é enrolada com fio esmaltado bem fino que pode ser obtido de um velho transformador ou outro aparelho. Enrole pelo menos umas 500 voltas de fio, pois quanto mais voltas melhor será o resultado final obtido. A lâmpada deve ser de 40 W ou 60 W.

Ao aproveitar o fio esmaltado de algum transformador, motor ou outro dispositivo fora de uso verifique se o fio se encontra marrom brilhante. Se estiver enegrecido, sinal que o aparelho "queimou" o fio não deve ser usado, pois seu isolamento está comprometido. Lembramos que esse fio tem uma fina capa de esmalte que o isola.

A base da bobina é um parafuso de pelo menos 5 cm de comprimento e grossura entre 1/4 e 1/2 polegada. Raspe as pontas do fio esmaltado no local em que devem ser soldados.

Quando ligarmos o circuito à rede de energia e apertarmos o interruptor de pressão, o campo magnético de 60 Hz da corrente alternada da rede de energia vai atrair a lâmina de metal fazendo-a vibrar.

Se a lâmina tender a "grudar" no eletroímã, amortecendo as vibrações, dobre a lâmina de modo a torná-la mais grossa. Ajuste a lâmina para obter a distância em que o som é ideal.

 

 

X1 - Lâmpada incandescente de 40 a 60 W

S1 - Interruptor de pressão (botão de campainha)

L1 - Bobina - ver texto

 

Diversos:

Material para o vibrador, cabo de força, soquete para a lâmpada, ponte de terminais, fio esmaltado, fios, solda, etc.