Escrito por: Newton C. Braga

Se você tem dificuldades em receber os sinais das estações de AM ou FM em su rádio, ou ainda gosta de ondas curtas e precisa ter melhor recepção, este circuito pode ajudar muito. Ele também serve para aumentar a intensidade dos sinais de TV para os canais de VHF.

O circuito deve ser montado numa caixinha fechada, preferivelmente de metal para servir de blindagem, e tanto na entrada como na saída devem ser usados conectores de acordo com o cabo de antena.

O circuito será colocado na entrada de antena do receptor (rádio ou TV). Seu consumo é muito baixo, de modo que a bateria usada na alimentação durará muito tempo.

Veja, entretanto, que este circuito aumenta os sinais que chegam fraco até a antena. Se nenhum sinal chegar ou ainda se o sinal estiver abaixo do nível de ruído, o circuito não terá com que operar e teremos com isso ainda a ausência de sinal, ou ainda, um aumento do ruído e não do sinal.

Devem ser feitos testes antes de se realizar a montagem. Na figura1 temos o diagrama e na figura 2 a montagem numa ponte de terminais.

Os leitores mais experientes podem fazer a montagem numa placa de circuito impresso. Observe a posição do transistor na montagem. Use apenas capacitores cerâmicos.

 

Figura 1 - Diagrama completo do amplificador
Figura 1 - Diagrama completo do amplificador

 

Figura 2 - Montagem em ponte de terminais
Figura 2 - Montagem em ponte de terminais

 

 

Q1 - BF494 ou equivalente - transistor de RF

R1- 470k x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, amarelo

R2 - 68k x 1/8 W- resistor - azul, cinza, amarelo

R3 - 10k x 1/8 W - resistor - marrom, preto, laranja

C1 -10 nF- capacitor cerâmico

C2 - 470 pF - capacitor cerâmico

C3 - 100 nF- capacitor cerâmico

S1 - Interruptor simples

B1 - 9 V - bateria

Diversos: Ponte de terminais ou placa de circuito impresso, conector de bateria, caixa para montagem, fios, solda, etc.