Se você é ouvinte de ondas curtas ou simplesmente sintoniza alguma estação de ondas médias, mas perto de sua casa existe um potente transmissor de uma estação local que interfere em toda a faixa, o que descrevemos é um circuito que rejeita o sinal da estação interferente.

O filtro que descrevemos elimina o sinal forte de uma estação próxima na faixa de ondas médias, e que pode estar se espalhando pelo espectro interferindo em outras faixas, por exemplo, de ondas curtas.

Basta sintoniza em CV a estação indesejável que seu sinal será atenuado a ponto de não prejudicar a escuta de estações mais fracas das faixas de ondas médias e curtas.

O que ocorre é que um sinal muito forte tende a se espalhar por uma faixa maior já que os circuitos do receptor não conseguem bloqueá-lo. Com a ajuda do circuito sintonizado adicional que descrevemos, podemos reduzir a intensidade do sinal antes que ele entre no receptor.

Na figura 1 temos o diagrama completo do filtro.

 

Figura 1
Figura 1

 

Apenas dois componentes são usados e o aspeto da montagem é mostrado na figura 2.

 

Figura 2
Figura 2

 

A bobina L1 é formada por 20 espiras de fio 22 a 28 AWG enquanto que L2 consiste em 100 espiras do mesmo fio, as duas enroladas num bastão de ferrite de 10 a 20 cm de comprimento e em torno de 1 cm de diâmetro.

CV1 é um capacitor variável que pode ser obtido num rádio AM transistorizado fora de uso.

O conjunto pode ser montado numa caixinha blindada para maior eficiência apenas com os pontos A e B acessíveis para ligar no circuito externo. A é ligado na antena externa e B na entrada de antena do rádio interferido.

Uma vez instalado, ajuste CV1 para obter a rejeição da estação interferente.

 

L1, L2- bobinas - ver texto

CV1 - capacitor variável de rádio AM

Diversos:

Bastão de ferrite, fio esmaltado, solda, etc.