Este transmissor é uma versão aperfeiçoada do transmissor AM de sucata, já publicado, que utiliza válvulas. Com o emprego de uma válvula adicional obtém-se uma qualidade de modulação muito melhor e, consequentemente, mais sensibilidade para o microfone. A qualidade deste transmissor é portanto muito superior à do anterior.

Os que montaram a versão anterior do transmissor AM de sucata com válvulas devem ter ficado surpreendidos com a intensidade do sinal, mas certamente verificaram que a modulação não era total. De fato, a ligação do microfone diretamente na grade de controle da válvula osciladora não proporciona potência suficiente para modular totalmente o sinal gerado.

Podemos melhorar em muito a qualidade de som e, portanto, modulação com o emprego de uma válvula adicional, uma pré-amplificadora de áudio 6AV6 que normalmente é encontrada operando em conjunto com a própria 6AQ5 na maioria dos rádios antigos.

Assim, se você já montou sua versão com uma válvula, nada impede que ele simplesmente a modifique acrescentando esta válvula que poderá ser obtida na mesma sucata onde o material original foi encontrado!

Este transmissor utiliza, portanto, o mesmo material básico do anterior, o que nos leva a sugerir que os leitores interessados na sua montagem leiam conjuntamente o primeiro artigo (Eletrônica Jr. Nº 9).

 

IMPORTANTE

Novamente alertamos os leitores para as restrições legais que existem em relação à operação deste tipo de equipamento. Em hipótese alguma use antena maior que a recomendada e não opere o transmissor em frequência que exista estação transmitindo.

Se você é radioamador licenciado, poderá alterar L1 para operar este transmissor na faixa de 80 ou 40 metros. A alteração consiste em reduzir a 40 voltas (20 + 20) para a faixa dos 8om e a 30 voltas(15 + 15) para a faixa dos 40 metros.

 

COMO FUNCIONA

Já descrevemos no artigo original o princípio de funcionamento da etapa osciladora com a 6AQ5, de modo que iremos diretamente ao nosso aperfeiçoamento que consiste no uso da 6AV6 como moduladora.

A válvula 6AV6 consiste, num duplo triodo (com dois dinodos) usada como um pré-amplificador de áudio bastante sensível com altíssima impedância de entrada.

Aplicando o sinal do microfone em sua grade, obtemos este sinal bastante amplificado no anodo, para aplicação então na válvula 6AQ5 com muito maior intensidade.

Este tipo de modulação é denominado “modulação em grade de controle" e proporciona bons resultados em transmissores de pequena potência como o que descrevemos.

A válvula 6AV6 opera com a mesma alta tensão da 6AQ5 (ou outra que você use - dentre as opções dadas) e para polarização de sua“ grade um resistor de 4M7 é empregado.

Pelas características de entrada, os melhores resultados serão obtidos com o uso de microfones de cristal.

 

MONTAGEM

O diagrama completo do novo transmissor é mostrado na figura 1.


 

 


 

 

 

Observe a semelhança com a versão anterior, apenas acrescentando-se V1.

A sugestão de montagem usando um chassi, que pode ser até o próprio do rádio de onde os componentes tenham sido tirados, é mostrada na figura 2.

 

Observe no diagrama que também a 6AV6 (V1) tem seus filamentos ligados ao transformador de 6 V, para que ele possa ser aquecido com esta tensão.

Para a válvula 6AV6 é usado um soquete de 7 pinos miniatura, cuja montagem é semelhante a de V2.

Na montagem tome cuidado com a polaridade dos diodos e capacitores e observe muito bem na lista de material as tensões mínimas de trabalho que devem ter os capacitores.

As pequenas diferenças de valores que você pode notar entre os componentes semelhantes do transmissor anterior e este não devem preocupá-lo. Use os valores que você tiver, pois os dois funcionam igualmente bem.

 

PROVA E USO

Terminando a montagem, confira tudo e pegue um rádio de AM de qualquer tipo para servir de monitor.

Ligue na entrada MlC qualquer microfone de cristal ou o tipo com alto-falante explicado na edição número 9.

Ligue o rádio AM em uma frequência em que não haja estação operando em torno de 1 000 kHz (ponteiro no meio do mostrador).

O rádio deve estar a meio volume.

Acione a chave geral S1 e espere uns 2 ou 3 minutos até que as válvulas esquentem.

Em seguida, sintonize CV até ouvir o sinal do transmissor no rádio. A antena deve estar ligeiramente esticada, consistindo num pedaço de fio de no máximo 1 metro de comprimento.

A sintonia deve ser experimentada em todo o giro do variável, pois você pode captar mais de um sinal. Escolha o mais forte que é o fundamental.

Em seguida, fale ou bata no microfone para verificar a reprodução do som.

Peça para um amigo se afastar do local levando o rádio, para verificar o alcance e a qualidade da modulação.

Comprovado o funcionamento é só usar o aparelho.

 

CUIDADO:

Se sua versão usa autotransformador, não toque em nenhum ponto do chassi, pois existe perigo de choque. Em funcionamento, em qualquer versão, não toque em nenhum ponto do circuito, pois as tensões são suficientemente altas para causar choques perigosos.

Se notar que a placa da válvula 6AQ5 “avermelha” desligue o aparelho para não danificá-Ia, pois algo de anormal estará ocorrendo com o transmissor.

 

V1 - 6AV6 - válvula triodo

V2 – 6AQ5 - válvula pentodo (ver texto)

D1, D2 - 1N4007 - diodos de silício

T1 - transformador de força com primário de acordo com a rede local e secundário de 125 +125 a 200 +200 V x 50 mA ou mais e 6 V para os filamentos (ver texto - ver edições anteriores)

L1 - 100 voltas de fio esmaltada 28 num pedaço de cabo de vassoura com tomada na 50ª espira.

CV - variável de 2 seções de rádio antigo

S1 - interruptor simples

R1 - 4M7 x 1/8 W - resistor (amarelo, violeta, verde)

R2 - R3 – 470 k x 1/8W – resistor (amarelo, violeta, amarelo)

R4 - 330 ohms x ¼ W - resistor (laranja, laranja, marrom)

R5 - 1k5 a 2k2 - resistor de fio de 5 W

C1 – 47 nF - capacitor cerâmico ou de poliéster

C2 – 100 nF - capacitor cerâmico ou de poliéster

CS – 10 uF x 25 V - capacitor eletrolítico

C4, C5 - 8 a 16 uF x 250 V ou mais capacitor eletrolítico (pode ser usado um duplo 8 + 8 ou 16 + 16, como C4 e C5 ao mesmo tempo)

C6 – 100 nF x 500 V - capacitor cerâmico

C7 – 100 pF x 1kV - capacitor cerâmico

Diversos: chassi, cabo de alimentação, soquetes de válvulas, fio para antena e ligações, solda etc.

 

Publicado originalmente em 1988 (revisado 2017)