Escrito por: Newton C. Braga

Este timer é baseado no projeto da fonte e amplificador experimental que descrevi no projeto V1049. Aquele projeto, de meu primeiro caderno de experiências do final dos anos 50 e começo dos anos 60, continha as minhas primeiras montagens que descrevi detalhadamente e que agora reproduzo mantendo inclusive os desenhos originais.

O projeto V1049 descreve uma montagem de uma fonte com um amplificador (válvula triodo) realizado na ocasião para experimentos e estudos.

No V1050 descrevi a montagem de um simples rádio AM valvulado para escuta em fone. Agora, descrevo a montagem de um timer que aproveita na temporização o tempo de aquecimento da válvula.

O detalhe mais importante é a construção de um relé experimental simples, feito com material de sucata.

Assim, ligado na saída do circuito, para que o relé seja ativado pela fonte há um intervalo de tempo de alguns minutos que corresponde ao aquecimento da válvula retificadora, quando então a tensão de saída passa a estar disponível.

 

Montagem

Começamos com a montagem do relé experimental que tem sua bobina com fio esmaltado fino (30 a 32) enrolada num parafuso com duas arruelas, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – A bobina do relé experimental
Figura 1 – A bobina do relé experimental

 

São enroladas de 200 a 500 espiras para que melhores resultados sejam obtidos. É claro que se o leitor tiver disponível um relé de alta tensão (100 V ou mais) pode usar neste circuito.

O parafuso é fixado numa pequena base de madeira onde uma lâmina de lata é pregada conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 – Construção do relé
Figura 2 – Construção do relé

 

A lata deve ter sua tinta raspada para que haja contato quando ela tocar na outra lâmina ou um prego colocado um pouco mais alto que o imã.

Temos então o circuito final mostrado na figura 3.

 

    Figura 3 – O circuito final
Figura 3 – O circuito final

 

Nesta configuração, no final da temporização o relé acende uma pequena lâmpada de 1,5 V.

É claro que, por se tratar de montagem rudimentar experimental, o acionamento de cargas de maior potência é problemático dada a instabilidade dos contactos do relé usado.

O tempo dependerá exclusivamente da válvula, lembrando que uma válvula mais fraca demora mais tempo para aquecer.

 

Relé experimental

Fonte da montagem V1049

Pilha

Lâmpada de 1,5 V

Fios, solda, etc.

Nota: esta montagem experimental pode ser realizada com fontes de aparelhos antigos que usem outras válvulas.