Escrito por: Newton C. Braga

 

Com esse nome, o transmissor de AM que descrevemos também se baseia no conjunto V1049 que já descrevemos. O ponto crítico deste circuito é uso de um microfone de carvão que hoje é raro, Mas existe uma alternativa que daremos ao longo do artigo e que pode ser útil para os que desejarem fazer a montagem experimental.

Baseado no conjunto formado por uma válvula retificadora (35W4) e um duplo triodo (12AU7) este circuito faz parte de meu antigo caderno de anotações dos anos 50/60 quando realizei meus primeiros projetos eletrônicos, tanto usando válvulas como transistores.

O circuito, na realidade consiste na simples substituição do manipulador por um microfone de carvão no projeto anterior (V1054).

Desta forma temos a modulação do sinal com a possibilidade de se transmitir a voz para um receptor de AM colocado a uma distância que pode chegar a algumas dezenas de metros.

Na figura 1 temos então a disposição dos elementos que formam este circuito, observando que o diagrama é do V1054 e neste artigo também encontramos os pormenores para enrolamento das bobinas.

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

Lembramos mais uma vez que este circuito não tem isolamento da rede de energia e que, portanto, qualquer toque em suas partes pode levar a choques perigosos.

Na figura 2 temos uma alternativa para uso de um pequeno alto-falante de 2,5 ou 5 cm como microfone.

 


|- CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR -|

 

O transformador pode ser do tipo usado em fontes com primário de 110V ou 220 V e secundário com qualquer tensão entre 3 e 12 V e corrente entre 100 mA e 500 mA.

O transformador funciona apenas como um casador de impedância. Eventualmente pode ser necessário ligar entre o transformador e o chassi um capacitor cerâmico de 100 nF caso as oscilações não ocorram.

A antena terá de 2 a 10 metros de comprimento, como no transmissor anterior.

 

Prova e Uso

Basta ligar nas proximidades um receptor AM sintonizado fora de estação e procurar no ajuste do transmissor (depois de aquecido) o melhor sinal.

Se não oscilar inverta as ligações de uma das bobinas.

 

Material

Conjunto experimental de V1049

Microfone de carvão (ver texto)

Fios, solda, antena, etc.