Escrito por: Newton C. Braga

Este CI permite que os fornecedores de TVs façam uma convergência de conteúdo amigável para o usuário. O system-on-chip  STi7108 melhora dramaticamente o desempenho e os recursos para oferecer a próxima Geração de gráficos 3D[A1]  de TV, além de aumentar a funcionalidade, a versatilidade e a facilidade de uso do set-top-box

 

A STMicroelectronics (NYSE: STM), líder no fornecimento de circuito integrado para set-top-box, anunciou os detalhes de uma próxima geração de chips decodificadores, com os quais set-top-boxes híbridas para Internet/recepção de TV (STBs) ofereçam experiências aprimoradas aos usuários e permitam que os consumidores experimentem transmissões, internet ou conteúdo pessoal na TV de forma intuitiva e a qualquer hora. O STi7108 vem se juntar aos bem sucedidos decodificadores de vídeo STi710x da ST e também oferece recursos de suporte para controles de usuário gráficos[A2]  3D, TV em 3D, proteção de conteúdo e conexão em dispositivos externos.

 

O novo STi7108 tem dois processadores ST40-300 na CPU ligados a um cache  L2 de 256K, proporcionando um desempenho de até 2000 DMIPS e um total de 4000 DMIPs para dar um suporte flexível aos exigentes AVs (audiovisuais). Um mecanismo de gráficos 3D[A3]  viabiliza uma nova classe de interfaces de usuário, suporta inovações como Guia de Programação Eletrônica em 3D (3D EPG)  e viabiliza conteúdo avançado da internet e jogos de alto desempenho no STB. É o primeiro circuito integrado para set-top-box do mercado que combina interfaces 3D graphics[A4] , Ethernet, USB e e-SATA para conexão em drives de dispositivos de internet, armazenamento em DVR ou Flash externo, ou ainda hard-disk (HDD).

 

O STi7108 utiliza o processador gráfico ARM® Mali-400™, o único processador de vídeo embutido que demonstrou conformidade com as especificações Khronos OpenGL ES 2.0 em resoluções de alta definição, para proporcionar uma poderosa experiência de 3D.

 

O STi7108 pode decodificar vídeos nos formatos padronizados da indústria, incluindo H.264, MPEG2, VC-1 ou WMV9 Internet video, e MPEG4 part 2, até resoluções de alta definição 1080p 50/60 simultaneamente com formatos 1080i/720p picture-in-picture ou mosaic. O dispositivo tem opções flexíveis de interface de memória[A5] , oferecendo dual 32/16-bit LMI DDR2/ DDR3 em 1066MHz.

 

O dispositivo oferece inputs para até seis fluxos de transporte e full-motion HD 3DTV via[A6]  HDMI 1.3 com proteção contra cópias HDCP. O suporte para compartilhamento de conteúdo, de acordo com a especificação Digital Living Network Alliance (DLNA), vai permitir que os usuários usem media players Blu-ray e HD de próxima geração.

 

Juntamente com outros processadores integrados, incluindo um subsistema de processamento de áudio e manuseio de gráficos 2D[A7] , o STi7108 representa um salto significativo no desempenho em relação a outros produtos atualmente produzidos em larga escala[A8]  e, portanto, oferece um escopo mais abrangente para os projetistas de STB criarem recursos e serviços multimídia de valor agregado que diferenciem seus produtos no mercado.

 

A produção em grandes volumes está programada para o início de 2010.