Jan 2016 – Todos os anos de 6 a 9 de Janeiro realiza-se em Las Vejas – Estados Unidos – a maior feira de tecnologia do mundo, a CES.

As grandes novidades do ano, lançadas pelas principais empresas de alta tecnologia do mundo estarão sendo apresentadas neste evento que tem como centro das atenções as emergentes tecnologias do IoT, Vestíveis, realidade virtual e muitas outras. Veja nos vídeos.

http://www.techradar.com/news/world-of-tech/ces-2016-what-we-want-to-see-1288771

Notamos que esta feira se assemelha muito às que ocorreram em determinadas épocas em que grandes inovações tecnológicas ocorreram.

É o caso das feiras do início do século passado que apresentavam a grande novidade da invenção das válvulas, mas não sabiam exatamente o que fazer com elas, com uma série esdrúxula de equipamentos, alguns dos quais nunca pegaram.

Foi uma feita de produtos “Beta”, como esta, em que vemos muita coisas de altíssima tecnologias, mas as vezes sem muita finalidade ou com finalidades que ao que percebemos não devem “pegar”.

São produtos que ainda carecem de grandes aperfeiçoamentos ou mesmo de uma visão um pouco mais elaborada de sua finalidade.

É o caso do drone que pode levar uma pessoa, como “tendência” de ser talvez o transporte do futuro. Isso ocorreu com o aperfeiçoamento do avião, no início do século passado que, segundo se apregoava substituiria totalmente o automóvel, o que não ocorreu. As ideias de carro voador dos Jetsons ainda não chegaram...

 

 


 

 

Além da dificuldade de manobra (os drones não estão muito longa) havia a necessidade das pistas. Para o caso dos drones, se pegarem no futuro não serão pilotados por nós, mas sim autônimos por motivos óbvios.

Dentre as novidades de destaque, algumas até muito esquisitas, temos um despertador de cheiro, um despertador em que se tem um cartucho com diversos tipos de aromas que são emitidos na hora em que se deseja despertar, por exemplo, o cheiro do café da manhã.

Nos em nosso site podemos dizer que nos adiantamos nesta ideia com nosso aromatizador eletrônico que pode perfeitamente ser ligado a um despertador...

Outra grande novidade é um drone capaz de levar uma pessoa.

 


 

 

No passado apregoava-se que no futuro as pessoas teriam carros voadores, tendo por base a ideia dos aviões e helicópteros. A ideia não foi muito à frente tanto pelos custos como pela necessidade de espaço que essas aeronaves existem, além do controle que exigiria muito mais habilidade do que humanos poderiam ter.

Com o drone a coisa muda, pois pode-se automatizar o controle, evitando-se assim acidentes além de exigir menos espaço para decolar e descer. O drone mostrado na figura, apresentado na feira carrega 220 libras de peso (mais de 100 kg) o que representa a possibilidade de levar uma pessoa.

Uma das limitações das câmaras fotográficas digitais disponíveis nos smartphones é a ausência de zoom ou da possibilidade de se ter ângulos maiores através de recursos ópticos.

A Zeiss, famoso fabricante de lentes e equipamentos ópticos, lançou uma lente que pode ser adaptada ao smartphone para fazer fotografias “de verdade” como numa câmera profissional.

 


 

 

As câmeras de vídeo não estarão somente fora do carro mas também dentro dele espionando o que você faz.

Isso é o que diz a Qualcomm que instalou câmeras de vídeo do lado externo do carro dando ao motorista uma visão de 360 graus como também em breve anuncia câmeras também no interior.

A empresa mostrou seu projeto na CES usando uma masetari.

 


 

 

Para quem acha que relógios não mais fazem parte da nossa vida diária, pois quase todos veem as horas no celular, isso não é verdade.

Relógios com design antigo mas tecnologia moderna como estes da Huawei chamam a atenção.

 


 

 

 


 

 

Para os leitores que têm ideias de novos produtos, a Mouser Electronics fornece os componentes que podem levar às inovações que podem significar sua independência financeira.