Escrito por: Newton C. Braga

Em diversos artigos e notícias neste site temos comentado as dificuldades encontradas para a transmissão de energia sem fio, principalmente envolvendo longas distâncias.

A dispersão do feixe de energia, os problemas de uma eventual interceptação do sinal por pessoas, o que poderia causar sérios acidentes e também o processo de captação foram discutidos.

Mas, parece que para a tecnologia não existem obstáculos intransponíveis e alguns experimentos usando micro-ondas estão levando a resultados importantes.

No Japão, cientistas do Japan Aerospace Exploration Agency (JAXA) em conjunto com a Mitsubishi conseguiram elaborar um sistema capaz de transmitir 1,8 kW a uma distância de 50 metros numa frequência de 5,8 GHz.

O transmissor transmitiu energia para ma antena que mede apenas 1,2 metros quadrados.

O processo está sendo aperfeiçoado sendo agora utilizados conjuntos de antenas num laboratório denominado WPT (Wireless Power Transmission) como parte de um ambicioso programa denominado SSPS (Space Solar Power System).

 


 

 

Conforme mostra a figura numa primeira fase o sistema geraria 100 kW de energia chegando a 250 mW na terceira fase. Veja mais em: http://www.jspacesystems.or.jp/en_project_ssps/

A ideia consiste em grandes painéis solares que converteriam energia solar em energia elétrica que seria transmitida na forma de micro-ondas. As micro-ondas incidiriam em painéis conversores que produziriam energia elétrica novamente.

 


 

 

Usando micro-ondas seria possível concentrar o feixe em uma região muito pequena, obtendo-se assim rendimento elevado na transmissão de energia.