Durante anos participo de eventos sobre o mercado de eletrônica em nome do Instituto NCB. Nestes eventos conheci muitos gênios da eletrônica, representantes de diversos fabricantes, professores de várias instituições e muitos alunos interessados em fazer a diferença.

Porém uma coisa me chamou a atenção durante os eventos de 2016, um grupo de mulheres que faziam perguntas interessantes sobre determinados temas. Descobri que aquelas mulheres que tanto perguntavam sobre tecnologia era de um grupo chamado ArduLadies, e não demorou muito para que estas mulheres começassem a fazer aparições na internet e eventos como palestrantes. Participei de uma reunião em plena Av. Paulista com algumas representantes do grupo Arduladies, onde tive oportunidade de saber mais sobre o grupo. Compartilho com você leitor(a) algumas perguntas que fiz, e desta forma conhecer mais sobre elas.

 

Nestes “tantos” anos de mercado de eletrônicos o qual atuo, vejo que a participação das mulheres só tem aumentado, o que é ótimo. Pois devemos lembrar que a eletrônica já teve grandes nomes femininos, tais como Hedi Lammar.

A entrevista que fiz foi com a Cristiana Passos, ela é uma das colaboradoras e atual responsável por gerenciar os eventos e oficinas.

 

O que é o Arduladies?

Somos uma comunidade de mulheres makers apaixonadas por eletrônica, tecnologias e wearables.

 

Como surgiu a ideia de criar o Arduladies?

A nossa ideia surgiu como forma de juntar o maior número de mulheres das áreas de eletrônica e tecnologias e criar um grupo para compartilhar experiências, projetos e ideias.

 

Como alguém pode ser membro e participar dos eventos das Arduladies?

Basta preencher o seguinte formulário e aguardar nosso contato https://goo.gl/forms/5NDMHUKehpMeKyJa2

 

Quais as principais atividades do grupo?

Nossas principais atividades são oficinas, palestras e criação de projetos envolvendo wearables.

 

Quais são os objetivos do grupo ?

“Dominar o Mundo”, brincadeiras a parte, nosso objetivo é incentivar que mais mulheres venham mostrar o seu talento ao mundo e multiplicar o conhecimento com outras mulheres que desejam entrar na área, mas acham que não são capazes.

 

Seu papel ou cargo dentro do Arduladies?

Meu papel hoje é organizar os eventos, fazer oficina, tomar conta da página, de tudo um pouco.

 

Hoje quantas pessoas formam o grupo?

Hoje o grupo é composto por 7 mulheres.

 

Quais os requisitos que precisa para ser um membro?

Nossos requisitos são força de vontade para aprender e compartilhar o conhecimento. Precisamos de mulheres que coloquem a mão na massa e não tenham medo de errar.

 

Como o grupo obtêm recursos?

Nossos recursos vem desde parceiros, venda de kits de oficina até divisão dos gastos ("vaquinha")

 

É necessário pagar uma taxa para ser membro?

Não é necessário pagar nenhuma taxa, após o fechamento da inscrição iremos fazer um encontro com as inscritas para apresentar o funcionamento da comunidade.

 

   


 

   

Entrevistada

    Cristiana de Oliveira Passos

    "Uma desenvolvedora em desenvolvimento"

    contato 95958-6918

    https://br.linkedin.com/pub/cristiana-passos/69/40b/33

    https://github.com/CrisPassos