Um instrumento óptico que pouco tem evoluído no sentido de agregar tecnologia é o telescópio. Apenas o sistema de posicionamento e o computador que tem em memória a posições dos astros que devem ser observados pode ser considerado fruto da evolução desse tipo de instrumento. Nada foi feito em termos de óptica, pelo menos até agora.

Pois bem, o SETI Instituto que pesquisa a possibilidade de vida extraterrena em parceria com a Unistellar, uma startup francesa está desenvolvendo um telescópio refletor denominado eVascope computadorizado que combina recursos de posicionamento avançados com um recurso de amplificação de luz de modo a produzir imagens mais brilhantes e mais nítidas.

Através desse processo espera-se que o telescópio colha mais luz e então produza a imagem amplificada que corresponde a uma expansão do tempo de observação, como se faz quando se deseja obter fotos com um telescópio.

O novo telescópio ainda está em estudo e além desse recurso tem um sistema de compartilhamento via internet das imagens colhidas de modo que as imagens colhidas de um mesmo objeto por telescópios espalhados pelo mundo possam ser enviadas a uma central do projeto SETI no vale do silício e as imagens processadas.

Estes telescópios também serão utilizados no projeto que visa detectar asteroides potencialmente perigosos para a terra.

Mais informações no SETI Institute em: https://www.seti.org/seti-institute/press-release/seti-institute-unistellar-partnership-promises-revolutionize-amateur

O telescópio tem uma abertura de 4,5 polegadas (11,4 cm) e é totalmente portátil.

 

 

 

Imagem: projeto SETI
Imagem: projeto SETI