Escrito por: Newton C. Braga

Outubro de 2017 – Em muitos de nossos artigos e palestras falamos da medicina do futuro que poderá usar nano robôs capazes de navegar na nossa corrente sanguínea monitorando o que ocorre dentro de nosso corpo.

Segundo notícia do Caltech, pesquisadores desenvolveram um protótipo dispositivo médico que pode ser usado em pílulas inteligentes permitindo seu acompanhamento no organismo humano e com isso fazer o diagnóstico e tratamento de doenças.

A técnica permite que a localização do chip dentro do organismo seja feita com precisão o que antes era um desafio, segundo o pesquisador Manuel Monge e sua equipe do Rosen Bioengineering Center.

Denominados ATOMS (Addressable Transmitters Operated as Magnetic Spins) , o chip empresta em seu princípio de funcionamento o processo de se obter imagens por ressonância magnética (MRI) no qual a localização de átomos num paciente é feita com o uso de campos magnéticos.

Os microdispositivos são localizados dentro do corpo do paciente utilizando-se campos magnéticos, mas além disso, o chip contém sensores, ressonadores e tecnologia wireless de transmissão que permite ele imite as propriedades magnéticas de ressonância dos átomos.

Na foto temos uma ideia das dimensões do chip.

 


 

 

 


 

 

 

Veja mais em: http://www.caltech.edu/news/medicine-future-new-microchip-technology-could-be-used-track-smart-pills-79601