Escrito por: Newton C. Braga

Fevereiro de 2018 – Com a crescente escassez de fontes de energia tudo é válido para se obter eletricidade de maneira barata e simples. Pesquisadores do MIT desenvolveram um equipamento que opera baseado nas flutuações diária da temperatura ambiente.

Partindo da ideia de que energia elétrica pode ser obtida a partir da diferença de temperatura entre dois ambientes, princípio já usado em muitos tipos de geradores, como os que fazem uso de pinturas especiais, efeito termoelétrico, cujo rendimento, entretanto, é baixo.

De fato, num gerador termoelétrico a quantidade de eletricidade gerada depende da diferença de temperatura entre duas faces de um material.

O que os pesquisadores do MIT desenvolveram foi uma técnica para aproveitar flutuações de temperatura a longo prazo numa espécie de “ressonador térmico”, O equipamento criado gera energia a partir das flutuações de temperatura num ambiente em diferentes períodos.

O componente ativo é um ressonador térmico feito de cobre ou níquel que está imerso numa cera que muda de fase denominada octadecano, capaz de se liquefazer ou solidificar em determinadas temperaturas.

O conjunto é envolvido numa camada de grafeno que é um excelente condutor térmico possibilitando assim a fácil absorção de calor em sua volta.

Esta forma a energia térmica pode ser capturada e armazenada de modo que uma face do material estará sempre mais fria que a outra, e com isso o calor estará sempre tentando se mover de um lado para outro de modo a estabelecer o equilíbrio térmico. Esta energia pode ser então colhida e aproveitada em sistemas termoelétricos convencionais.

O sistema ainda tem baixo rendimento, pois gerou apenas 350 mV dom 1,3 mW de potência, mas os pesquisadores já pensam em uso práticos deste tipo de gerador.

 

Imagem: ustin Raymond – MIT
Imagem: ustin Raymond – MIT