O MIT desenvolveu uma nova tecnologia que permite alimentar implantes dentro do corpo humano sem a necessidade de conexões físicas. Os dispositivos implantáveis podem ser usados para liberar drogas, monitorar condições dentro do organismo e mesmo estimular o cérebro com eletricidade ou luz.

O implante é alimentado por ondas de rádio que podem atravessar os tecidos vivos; Em testes realizados com animais foi possível alimentar os chips implantadas 10 cm abaixo da pele a partir de sinais produzidos a uma distância de 1 metro. Veja vídeo em: https://youtu.be/ZkLJagYt8U8 

No cérebro especialmente a possibilidade de se alimentar chips profundamente implantados numa técnica denominada estimula profunda do cérebro pode ser muito importante para o tratamento da doença de Parkinson e epilepsia.

A técnica pode ser usada para ativar chips emissores de luz, uma nova tecnologia que se mostra muito promissora no tratamento de algumas doenças, como já comentamos em alguns artigos em que discutimos as propriedades da luz azul.

 

Fonte: MIT http://news.mit.edu/2018/wireless-system-power-devices-inside-body-0604
Fonte: MIT http://news.mit.edu/2018/wireless-system-power-devices-inside-body-0604