Escrito por: Newton C. Braga

A utilização de fontes alternativas de energia tem revelado soluções extremamente inteligentes para aplicações que envolve o ser humano. Diversos dispositivos usados em pessoas alimentados pelas próprias pessoas, quer seja pelo calor do corpo, movimento ou outra fonte tem sido anunciados com bastante frequência.

Agora é a vez de um aparelho de surdez que é alimentado pela energia elétrica gerada pelo próprio som que ele deve amplificar. O dispositivo foi anunciado em outubro de 2021, e seu desenvolvimento se deve aos pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Huazhong na China.

O fato de que os materiais piezoelétricos podem produzir eletricidade quando submetidos a esforços mecânicos é bem conhecido de todos os que praticam eletrônica, tanto por serem usados em microfones e outros transdutores como de outras notícias de seu uso para gerar energia que devemos neste site.

Usando um material piezoelétrico coberto de nanopartículas, os pesquisadores desenvolveram uma membrana flexível que funciona como um transdutor que converte as vibrações do som em eletricidade suficiente para alimentar um circuito.

O desenvolvimento deste dispositivo está no seu rendimento elevado, até então não possível com as técnicas tradicionais.

 

Foto da ACS no site da notícia
Foto da ACS no site da notícia

 

O dispositivo testado tem um rendimento máximo em 170 Hz, mas segundo os pesquisadores, ele pode ser aperfeiçoado para operar numa ampla faixa de frequências.

Testado num ouvido artificial (foto) os pesquisadores observaram que o som reproduzido apresente excelente qualidade com um aumento de sua intensidade.

Link para a notícia original em inglês da ACS – American Chemical Society https://www.acs.org/content/acs/en/pressroom/presspacs/2021/acs-presspac-october-27-2021/flexible-device-could-treat-hearing-loss-without-batteries.html