Escrito por: Newton C. Braga

Plataforma de hardware personalizável acelera projetos de controle com movimento distribuído - multimotores

A STMicroelectronics (NYSE: STM), líder mundial em soluções e dispositivos de energia inteligentes, anunciou o lançamento de um módulo “high-end” de controle motor personalizável,  primeiro da indústria, que é pequeno o suficiente para ser montado diretamente sobre motor, além de oferecer conexão via Ethernet industrial. O novo módulo vai viabilizar a execução mais rápida de soluções industriais elegantes e de custo acessível, como robótica de multieixos, transportadores, máquinas de embalagens e equipamentos de automação de processos.

O SPIMD20 pode controlar motores trifásicos “brushless” de até 2kW, sendo ideal para várias aplicações industriais. Desenvolvido conjuntamente com a especialista em controle de motores, a Robox S.P.A, o módulo combina tecnologias confiáveis de semicondutores de alto desempenho da ST, incluindo as chaves de potência IGBTs de 1200V/40A, e o “gate driver” TD352.

Dois microcontroladores STM32 fornecem um poderoso núcleo de processamento para o controle do motor e funções de “networking”. Também oferece interface de comunicação em tempo real, suportando protocolos como EtherCAT® e CANopen®. Além disso, está disponível um firmware básico que suporta conectividade de rede, e oferece recursos ao controle por PWM, e à execução de “loop” de corrente e “loop” de velocidade, sincronizados ao “fieldbus”.

O módulo suporta a personalização completa de firmware e de lógica, permitindo que os projetistas tenham controle total sobre o algoritmo de controle de motor e do tipo de “Ethernet fieldbus”. “O SPIMD20 combina configurabilidade personalizada, alto desempenho e a conveniência de controle distribuído, pela primeira vez, em um módulo pronto para uso”, explica Matteo Lo Presti, vice-presidente de grupo e gerente geral dos Laboratório de Sistemas e Marketing técnico, do setor Industrial e Multissegmento da STMicroelectronics. “Essa combinação de características representa um grande avanço no controle de motores, que vai permitir aos desenvolvedores reduzirem os custos de engenharia, diminuírem o tempo de lançamento e escalarem rapidamente seus projetos à medida que os mercados e as oportunidades avançarem”, completa.

Por eliminar a sobrecarga de desenvolvimento originada ao se criar um sistema próprio, o SPIMD20 da ST oferece uma plataforma de hardware que permite o início rápido de novos projetos. Montando-se o módulo de 165 x 60 x 26 mm junto ao motor, os projetistas podem distribuir o controle para vários motores. Isto dispensa a centralização da lógica e das funções de potência em um rack e, portanto, reduz o cabeamento, simplifica a instalação, promove a escalabilidade e oferece vantagens no campo, como maior confiabilidade e manutenção mais fácil.

 

 

Principais recursos do SPIMD20:

Tensão de alimentação DC (corrente contínua) máxima de 800V

“Safe Torque Off” por Hardware, para desligar as chaves IGBTs

Arquitetura segura, de acordo com a norma IEC 61800-5-1

Interface de programação serial

Realimentação de posicionamento via “resolver” ou “encoder” digital

Análise de vibração e sensoriamento térmico

2 Mbytes de Flash “on-board” e suporte para cartão de memória removível