cortesia da Universidade de DukePesquisadores da Universidade de Notre Dame. USA desenvolveram uma tinta com propriedades foto-elétricas. Basta pintar seu telhado com essa tinta e ligar os fios coletores de energia e ele se torna um painel solar capaz de alimentar os equipamentos elétricos de sua casa ou carregar baterias para uso posterior da energia gerada.

 

A nova tinta é resistente ao tempo e como ocorre uma conversão de energia, podemos dizer que ela absorve parte do calor solar, tornando o ambiente dentro da casa até mais agradável.

Seu rendimento está em torno de 10 a 15%, mas se considerarmos que num dia de boa insolação de 1 000 W por metro quadrado nas regiões mais favorecida do país, isso significa de 100 a 150 W por metro quadrado!

 

A tinta é feita com nanopartículas denominadas pontos quânticos numa pasta que pode ser borrifada. A pasta é uma mistura de naopartículas de dióxido detitânio com uma capa de sulfeto de cádio em uma suspensão de água com álcool. Os eletrodos são formados por grafene numa base eletrolítica.

É claro que essa tinta poderá ser utilizada em muitos outros casos como barcos, pequenos painéis de construção caseira e muito mais. Será realmente uma tinta ”verde” no sentido que não é agressiva ao meio ambiente e ajuda a economizar energia de fontes não renováveis.