ELÉTRON é uma partícula minúscula (invisível a olho nu) que gira ao redor do núcleo dos átomos dos elementos que constituem a natureza (cobre, silício, oxigênio, etc.). Essa partícula foi descoberta, em 1897, pelo cientista Inglês Joseph John Thomson. Possui, portanto, cerca de 115 anos de idade.

A partir de tal data foi possível compreender muitos fenômenos elétricos que, até então, permaneciam inexplicáveis. Por exemplo, o funcionamento da lâmpada incandescente inventada, em 1879, pelo Americano Thomas Alva Edison.

 

Em 1904 o cientista Inglês John Ambrose Fleming inventou a primeira válvula a vácuo (ou termiônica), chamada DIODO. Logo em seguida (1907) veio o TRIODO, outro tipo de válvula a vácuo, agora inventada pelo Americano Lee De Forest. Assim, nos primeiros anos do século XX nascia uma nova ciência que recebeu o nome de ELETRÔNICA.

O livro do pesquisador Carlos Alberto Fazano, publicado no início de 2012, apresenta de uma forma clara e objetiva a história dos 100 anos da Eletrônica durante o século XX. As descobertas e os inventos que ocasionaram um extraordinário avanço no mundo em que vivemos são abordados em ordem cronológica e com inúmeras ilustrações.

Inventos como as válvulas termiônicas, os transistores, os circuitos integrados e os microprocessadores são analisados detalhadamente sob o ponto de vista histórico. Aplicações como rádio, televisão, computadores, telefones celulares, etc., também possuem a sua história e o seu progresso detalhados por Fazano nos 12 capítulos que constituem seu livro.

A obra é altamente indicada para engenheiros, técnicos, professores, estudantes e público em geral, interessados em conhecer a história da evolução dessa ciência que possui pouco mais de 100 anos.

Características – dimensões: 16,7 x 24,0 cm; número de páginas: 351; número de ilustrações (figuras e tabelas): mais de 400; impressão: preto e branco em papel brilhante; Distribuição: diretamente com o autor no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; ISBN: 978-85-912012-04; site do autor: www.fazano.pro.br.

 

Sumário – A pré-história da Eletrônica; A válvula termiônica; A radiodifusão; A evolução dos componentes eletrônicos; A integração dos componentes – o circuito; Aspectos pictóricos dos instrumentos de medição; A origem da reprodução sonora; O rádio vai à guerra; A televisão; A origem do estado sólido – do transistor ao CI; Admirável sociedade da tecnologia eletrônica; Cronologia de eventos relacionados com a evolução da Radioeletricidade (540 AC – 2000 DC).