Diante das exigências e tendências do mercado de trabalho, as escolas brasileiras têm aderido ao ensino de novas tecnologias, como a robótica educacional. Dessa forma elas cumprem o papel de preparar os estudantes para os desafios que enfrentaram no início da carreira profissional. Além disso, oferecendo essas matérias, normalmente como cursos extracurriculares, atraem um número maior de alunos.

Atentos a esse quadro, os educadores tem buscado formas de se preparar para atender a crescente demanda. Nesse sentido, a Modelix Robotics (WWW.modelix.com.br ), empresa especializada em soluções para o ensino da robótica, promove workshops e minicursos voltados para a qualificação e aprimoramento desses professores. As aulas abordam as formas de utilização dos materiais da empresa, a aplicação pedagógica para as diferentes faixas etárias e o uso do software Modelix System na programação dos projetos de robótica.

“A robótica está tomando conta de várias áreas e é importante os alunos entenderem que tem mercado. Além disso, ajuda em outras matérias, eles ficam mais atentos, com o raciocínio melhor. Cria também um diferencial para a escola”, afirmou a coordenadora administrativa do Colégio Prisma (SP), Ednólia Santos Silva.

Para o professor Thiago Costa, do Colégio La Salle (DF), o contato com as tecnologias é de extrema importância. “A robótica abrange muitos tipos de conhecimento e fortalece características como capacidade de trabalho em grupo, respeito a opiniões, menos individualismo pelo bem de um conjunto. Trabalha não só o lado acadêmico, mas o lado pessoal da criança, a socialização”, disse.

Os cursos de aprimoramento permitem que os professores passem a criar o conteúdo das próprias aulas a partir dos kits educacionais de robótica que trabalham com o modelo open source (código aberto), como a Modelix. Esse modelo possibilita a interação de materiais de diferentes tipos, incluindo recicláveis, facilitando o desenvolvimento de projetos e reduzindo custos.