O Inatel teve uma participação recorde no 30º Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, evento científico nacional de maior repercussão na área, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT). Ao todo, foram dez artigos apresentados pelos professores Dayan Adionel Guimarães, Rausley Adriano Amaral de Souza, Luciano Leonel Mendes, Arismar Cerqueira Sodré Júnior e José Marcos Câmara Brito, nas áreas de Sensoriamento Espectral, Modulação Digital, Comunicações Ópticas e Redes de Múltiplo Acesso.

Realizado de 13 a 16 de setembro em Brasília (DF), o evento foi organizado este ano pela Universidade de Brasília (UnB) e reuniu pesquisadores de várias instituições do país.

Todos os anos, o Inatel marca presença no simpósio e sua participação tem aumentado a cada ano. Em 2011, dois membros do corpo docente da instituição passaram a fazer parte do Comitê Técnico do evento, os professores Antônio Marcos Alberti e Luciano Leonel Mendes.

"Ter uma participação de tamanha representatividade em um evento deste porte mostra a seriedade do trabalho que estamos executando e comprova que os investimentos feitos em pesquisas pela instituição e pelos órgãos de fomento estão culminando em contribuições científicas relevantes", pondera o professor Luciano que ressalta ainda que "a intenção é fazer com que o Inatel seja reconhecido no Brasil e no exterior como uma instituição geradora de conhecimento."

A SBrT é uma sociedade científica na área de telecomunicações que reúne profissionais dos setores acadêmico, industrial e de serviços. Os eventos promovidos por ela constituem um importante fórum para o intercâmbio científico, tecnológico e educacional.