A Texas Instruments Incorporated (NASDAQ: TXN) anunciou a disponibilidade de amostras de um Smart Meter SoC (system-on-chip) totalmente integrado e otimizado para projetos de medição inteligente de eletricidade (e-meter). A integração de funções de metrologia, aplicação e comunicação em um único chip permite aos desenvolvedores simplificar seus projetos, aumentar a flexibilidade e reduzir os custos de sistema para aplicações de medição inteligente.

Além disso, para que os desenvolvedores adicionem múltiplas opções de conectividade, processador e metrologia aos seus projetos de medição inteligente, a TI também anunciou o Smart Meter Board (SMB), uma plataforma de desenvolvimento modular e escalável com suporte para medidores de uma a três fases e com os protocolos de comunicação mais prolíficos para o smart grid. O novo Smart Meter SoC é uma solução totalmente integrada que combina três mecanismos independentes: o de metrologia, o núcleo ARM® Cortex™-M3 e o de comunicação.

O novo sistema Smart Meter Board integra a expertise da Texas Instruments nos mercados de smart grid e conectividade e destaca o amplo portfólio de soluções de smart grid da Texas Instruments. O Smart Meter SoC é compatível com o sistema Smart Meter Board e pode ser conectado à placa para desenvolvimento e expansão das funcionalidades do SoC. Para mais informações sobre o SoC e o Smart Meter Board, acesse www.ti.com/smb-pr-lp. e www.ti.com/smartmeter-pr-lp .

 

Recursos e benefícios do Smart Meter SoC da Texas Instruments:

  • O código de metrologia certificado é totalmente independente do código da aplicação, permitindo aos desenvolvedores realizar atualizações e manutenção de software com facilidade.
  • O mecanismo de comunicação tem memória suficiente para atualizações de campo, o que reduz os custos de sistema ao eliminar a necessidade de memória externa.
  • Suporte ao software plcSUITE™ da Texas Instruments para todos os padrões PLC de banda estreita, incluindo G1, G3, PRIME, IEEE P1901.2, ITU – G.9903 e G.9904: uma plataforma única de medição para mercados globais reduz os custos de desenvolvimento dos medidores e acelera o tempo de colocação no mercado.
  • Inclui múltiplas interfaces de comunicação para conectar facilmente componentes externos como transceivers de RF da Texas Instruments para fazer a ponte entre WAN e HAN em um único chip (sub-1GHz or 2.4GHz).
  • A tabela de criptografia e a proteção de memória permitem aos desenvolvedores incluir uma implementação de segurança nos seus produtos de e-meter inteligente.
  • Plataforma expansível para oferecer suporte a recursos futuros de e-meter inteligente por causa da interface de memória externa.
  • Esquema de clock flexível em mecanismos separados permite a adaptação de poder de processamento e consumo de potência aos requerimentos da aplicação.
  • Conecta-se à nova Smart Meter Board (SMB) 3.0 da Texas Instruments para oferecer suporte a recursos avançados e NFC (near field communication), sub-1GHz, ZigBee® e opções de conectividade Wi-Fi.
  • Suporte ao seguinte software de smart grid da Texas Instruments: bibliotecas de metrologia ou metroSUITE™, em conformidade com EN 50470-1/3, IEC62053-21/22/23, ANSIC12.1/10/20 para medidores de uma ou três fases; plcSUITE™; comunicação via RF em bandas sub-1GHz (incluindo 802.15.4g); ZigBee Smart Energy Profile (SEP) 1.x e SEP2.0 em execução no núcleo Cortex-M3; pré-pagamento MIFARE™, NFC e criptografia para facilidade e flexibilidade no projeto

 

Recursos e benefícios da Smart Meter Board da Texas Instruments:

• A plataforma de desenvolvimento de medição inteligente modular e escalável ajuda os desenvolvedores a projetar medidores inteligentes básicos e de ponta para sistemas AMR e AMI.

• A plataforma aberta permite aos desenvolvedores customizar seus projetos para maior desenvolvimento e/ou diferenciação.

• Suporte a processadores que vão de microcontroladores ARM® Cortex™-M a processadores Cortex-A8 para que os desenvolvedores possam escolher os recursos de dispositivos que melhor se adequam a seus projetos.

•  Suporte a implementações de RF de baixa potência (sub-1GHz e 2,4 GHz ZigBee) conecta um medidor a uma HAN (home area network) para comunicação de curta distância,

•  Suporte a PLC para PRIME/G1/G3/P1901.2 para comunicação de banda estreita de baixa frequência.

• Capacidades NFC introduzem opções para pré-pagamento de energia.

• Capacidade Wi-Fi permite que os medidores inteligentes se conectem a uma rede IP para que os clientes possam se comunicar com o medidor inteligente por meio de um computador, smartphone ou tablet conectado, sem o custo adicional de custo de complexidade de um gateway.

• Integração de software mais fácil com o suporte a bibliotecas de software Smart Grid da Texas Instruments, incluindo ZigBee SEP 1.x e 2.0, WMBUS, 802.15.4g, metrologia de uma ou duas fases, THD, DLMS, pré-pagamento, MIFARE™ e criptografia.

 

Preço e disponibilidade

O Smart Meter SoC está disponível imediatamente para amostras. Quantidades de produção são esperadas para o terceiro trimestre de 2013. Entre em contato com um representante de TI para amostras e informações sobre preços.

A Smart Meter Board está disponível imediatamente para amostras. Entre em contato com um representante de TI para amostras e informações sobre preços.

 

Marcas comerciais

plcSUITE e metroSUITE são marcas comerciais da Texas Instruments Incorporated (TI). Todas as marcas comerciais registradas e outras marcas comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.

TI E2E é marca registrada da Texas Instruments. Todas as marcas comerciais registradas e outras marcas comerciais pertencem aos seus respectivos proprietários.