Um carro movimentado através de energia solar feito com tecnologia Texas Instruments se tornará um dos veículos solares mais inovadores do mundo ao atravessar o deserto chileno no Desafio Solar do Atacama.

O evento é uma oportunidade para a América Latina demonstrar sua pesquisa, seu desenvolvimento e sua inovação em relação as energias renováveis. Mais de oito equipes de universidades na América do Sul irão participar da competição, que está marcada para os dias 15 à 19 de Novembro no Deserto de Atacama.

 

"A Texas Instruments tem um programa muito importante dedicado as universidades com a finalidade de ajudar futuros engenheiros a conquistarem seus obetivos" diz Hamilton Ignacio, gerente de produtos e aplicações da TI Brasil, que é responsável pelo gerenciamento dos programas universitários na América do Sul. "Estamos também apoiando iniciativas de energias renováveis que irá se tornar econômica uma vez que a tecnologia e infra-estrutura se aprimore"

 

Carlos Osório, estudante de engenharia na Universidade Simon Bolivar, Venezuela, é responsável pelo projeto com o carro movido a energia solar da TI. Ele desenvolveu este carro exclusivamente para a competição.

Hamilton tem ajudado Carlos e sua equipe com um protótipo do carro, fornecendo ferramentas de desenvolvimento, amostras e suporte técnico para o desenvolvimento. A Texas forneceu cerca de 30 componentes para o carro, incluindo um Microcontrolador MSP430 como o processador host.

 

"Eu recebi um pedido de doações de ferramentas da Venezuela, então comecei a questionar a finalidade das ferramentas TI e como seriam usadas nos projetos e treinamentos da universidade, como essas ferramentas seriam úteis e práticas na educação dos estudantes", disse Hamilton. "Eu também queria saber como poderíamos transformar a doação de ferramentas em lucro, seguindo nosso objetivo de colocar os recursos onde há lucro."

 

Além disso, Hamilton também forneceu suporte pessoalmente. Ele trabalha em parceria com a equipe de robótica, estudantes de engenharia e seus professores e conselheiros. Esta é a primeira vez que participa de um projeto de carro solar. Saiba mais.