Escrito por: Redação NCB

Os alunos da disciplina de Antenas e Propagação participaram de mais uma edição da Gincana das Antenas. A premiação das três melhores equipes ocorreu no dia 12 de junho.

A gincana foi dividida em três etapas, nas quais os alunos tiveram que fazer um projeto de uma antena, montá-la e comprovar os resultados através da medição de intensidade de campo.

Ao todo foram construídas 26 antenas diferentes, uma por equipe. A vencedora foi a antena Log-periódica para a faixa de 950 a 1100 MHz, projetada pelos alunos Jean Freitas, Marco Aurélio Lopes e Felipe Lopes da Silva. "Foi muito trabalhoso. Nós montamos três antenas para chegar nessa campeã, mas vale a pena todo o esforço para alcançar o objetivo", disse Felipe.

 

Alunos testaram as antenas construídas por eles
Alunos testaram as antenas construídas por eles

 

A disciplina é ministrada pelos professores Arismar Cerqueira Sodré Júnior e Carlos Nazareth Motta Marins. No laboratório, os alunos receberam o apoio do instrutor Luiz Antônio Semeão.

O professor Carlos Nazareth explica que o desafio mostra aos alunos o que um engenheiro deve fazer no mercado, ou seja, tem que entregar na prática o que foi prometido no projeto. "Normalmente o grupo campeão é aquele que conseguiu criar especificações, projetar baseado nessas especificações e entregar um protótipo que realmente atenda aquilo que ele projetou".

Uma novidade este ano foi que os alunos puderam fazer os testes em nove equipamentos FieldFox da Agilent/Keysight Technologies adquiridos recentemente pela instituição, em um grande investimento nos laboratórios. "Antes era apenas um instrumento para todos os grupos. Além disso, os estudantes agora conseguem fazer todas as medidas necessárias da antena em um único equipamento", explicou na Nazareth.

Confira as três melhores equipes da Gincana das Antenas 2014:

Campeão: Grupo 2.6 Antena Log-periódica para a faixa de 950 a 1100 MHz

- Felipe Lopes da Silva

- Jean Felipe Freitas

- Marco Aurélio Borsato Lopes

 

Vice-campeão: Grupo 3.1 Antena Yagi-Uda para 954 MHz

- André Felipe de Faria Nogueira

- Cintia Pereira de Mesquita Cardozo

- Guilherme Ferreira Scassiotti

- Hilário Prado Pellegrini

 

3° colocado: Grupo 5.3 Antena PIFA para a faixa de 622 a 646 MHz

- Aline Cássia Bernardo

- Carlos Eduardo Vieira de Moraes

Em breve, os alunos do Inatel poderão receber a certificação da Agilent/Keysight Technologies.