Lição 3 - Trabalhando com os componentes

Na lição anterior demos os primeiros passos na utilização do NI Multisim, aprendendo a colocar na área de trabalho componentes básicos. Dando prosseguimento, nesta lição aprenderemos como trabalhar com estes componentes, mudando suas posições e valores na tela e montando nosso primeiro circuito. Também veremos como usar um dos instrumentos básicos, e fazer a simulação de seu funcionamento no circuito criado.

 

Segunda Fase - Mais componentes - Mudando de Posição

Partindo do ponto em que colocamos na área de trabalho o resistor R1 de 1k, vamos um pouco adiante.Inicialmente clicando em para colocarmos na área de trabalho três componentes mais. O primeiro é um capacitor, o segundo uma bateria de 12 V que colocamos em e o terceiro segundo, que vamos usar duas vezes, é o símbolo de terra.

Para colocar o capacitor é simples, pois ele está na mesma caixa do resistor. A bateria está caixa indicada na figura 1, sendo seu valor genérico de 12 V.

 

Colocando na área de trabalho uma bateria de 12 V (como mudar o valor será visto mais adiante)
Colocando na área de trabalho uma bateria de 12 V (como mudar o valor será visto mais adiante)

 

Uma operação interessante será agora feita com o capacitor C1 e que serve de exemplo para qualquer outro componente com que estivermos trabalhando.

Se posicionarmos o cursor sobre C1 e colocarmos no botão direito, abre a caixa de diálogo da figura 2.

 

Caixa com as propriedades do componente e o que podemos fazer com ele. Veja que também podemos eliminá-lo usando o Delete desta caixa.
Caixa com as propriedades do componente e o que podemos fazer com ele. Veja que também podemos eliminá-lo usando o Delete desta caixa.

 

Mas o que nos interessa inicialmente são as funções flip e girar. A função flip horizontal, por exemplo, significa transpor uma figura da esquerda para direita. Veremos isso ao trabalhar com alguns instrumentos. Flip vertical significa virar de cabeça para baixo.

Por outro lado 90 clockwise significa girar de 90 graus no sentido horário. CounterCW significa girar no sentido anti-horário. Escolhemos a opção para o capacitor de modo a girá-lo para que fique na posição vertical, conforme já podemos ver na figura 3.

 

 

Girando o capacitor
Girando o capacitor

 

Outras funções dessa caixa de diálogo serão vistas oportunamente.

Para colocar os "terra" na área de trabalho, selecionamos esta função pelo seu símbolo. Clicando sobre ela, abre a caixa mostrada na figura 4. Selecionamos GROUND e clicamos em OK.

 

Colocando o terra na área de trabalho. Proceda duas vezes da mesma forma para levar até os pontos indicados os dois terras.
Colocando o terra na área de trabalho. Proceda duas vezes da mesma forma para levar até os pontos indicados os dois terras.

 

Para podermos montar nosso primeiro circuito será interessante escolher posições melhores para os componentes, de acordo com o que queremos fazer. Assim, clicando sobre cada componente, podemos arrastá-los de modo que fiquem como mostra a figura 5.

 

Ajustando as posições dos componentes. Observe que alinhamos os
Ajustando as posições dos componentes. Observe que alinhamos os " terra" com os terminais de V1 e C1, pois pretendemos interligá-los.

 

 

Terceiro Passo - Interligando os componentes e preparando para a Simulação

Uma das operações mais importantes no uso do NI Multisim 11.0 no desenvolvimento de um projeto consiste em se fazer as interligações dos componentes.

Para isso, basta posicionar o cursor na ponta do terminal de um componente e pressionar o botão esquerdo do mouse, mantendo-o assim. Aparece uma pequena pinta se a conexão foi feita e então arrastando-o podemos levar a conexão, puxando um fio, a outro componente. Fazemos isso a partir de (A) puxando uma conexão até (B) e de (C) até o terra em (D) no projeto mostrado na figura 6.

 

Fazendo as primeiras ligações do circuito.
Fazendo as primeiras ligações do circuito.

 

Observação

Para desfazer uma ligação basta clicar sobre ela com o botão direito e selecionar delete. Veja que em "change color" é possível mudar a cor do fio.

Procedemos da mesma forma ligando o capacitor a R1 e o capacitor à terra.

Nessa mesma figura vamos acrescentar um voltímetro que está na caixa de instrumentos. Clicando nessa caixa, abrimos a caixa de instrumentos mostrada em onde selecionamos um voltímetro horizontal U1, conforme mostra a figura 7

 

 

Selecionamos o voltímetro
Selecionamos o voltímetro

 

Terminamos colocando mais um terra para o voltímetro, .

 

Quarto Passo - Ligação do Instrumento e Simulação

O passo seguinte nesse projeto muito simples consiste em ligar o voltímetro no ponto (A) e fazer suas ligações de B a C (terra), conforme mostra a figura 8.

 

Circuito pronto para a simulação.
Circuito pronto para a simulação.

 

Com isso o circuito estará pronto para a simulação. Se o leitor esquecer de fazer alguma ligação e tentar simular, o NI Multisim vai lhe mandar uma mensagem de alerta, como "componente sem ligação", etc.

Para simular., clique na chave I/O em (D) de modo a ativar o circuito.

Imediatamente o leitor observará que o voltímetro que marcava 000.0 vai mudar e indicar 11.999 V que é a tensão aproximada no ponto indicado do circuito. Na verdade, a tensão real é 12.000 V mas devemos considerar uma tolerância da simulação... A figura 9 mostra como "ligar" o circuito na chave I/O e o que aparece num multímetro.

 

Ligando o circuito e lendo a tensão no voltímetro.
Ligando o circuito e lendo a tensão no voltímetro.

 

Quinto Passo - Alterando Componentes

Se bem que possamos mudar de valor componentes em plena simulação, quando possível será interessante desligar a chave I/O para fazer isso. As mudanças de valores de componentes são feitas clicando-se sobre o componente como R1 Nessa caixa selecionamos a função propriedades, clicando nela com o botão direito do mouse.

Aparece então a caixa de diálogo mostrada Na figura 15. Nessa figura, o componente selecionado é o resistor que vamos alterar o valor.

Usando a seta de valores podemos selecionar na lista o novo valor do resistor R1 na caixa. O multiplicador, se for usado, pode ser escolhido na caixa. As setas mudam de k ? para cima para M ? e G ? e para baixo para m ?, etc.

 

Alterando o valor do resistor. Selecione e clique em OK.
Alterando o valor do resistor. Selecione e clique em OK.

 

Usaremos essa caixa com qualquer componente para selecionar no nosso circuito o valor usado. Por exemplo, para o capacitor, teremos as unidades em Farads com as mesmas possibilidades de alterações. Na caixa de unidades, nesse caso, aparecem os submúltiplos nF, pF, etc.

Feita a alteração do componente, numa nova simulação pode ser feita, com a indicação da tensão no voltímetro.

 

Sexta Fase - Comentários

Uma vez feita a simulação, será interessante colocar ao lado do diagrama algum comentário ou ainda algum tipo de texto importante.

Os professores, por exemplo, podem colocar textos com perguntas ou tarefas a serem realizadas no circuito. Os alunos podem incluir os textos que explicam o que foi feito e o que obtiveram, respondendo a um questionário, por exemplo.

Para incluir um comentário ou texto, procuramos na barra de ferramentas "place" (A). Clicando nesse ponto, abrimos a caixa de diálogo, como mostrada em (B) da figura 11.

 

Inserindo um comentário.
Inserindo um comentário.

 

Nessa caixa, escolhemos a opção Comment.

Abre então "caixa" para colocar um texto, a qual pode ser selecionada e arrastada para qualquer parte livre do esquema que projetamos.

Quando clicarmos nesta caixa abre o texto digitado.

Veja que também existem outros recursos de se inserir textos, figuras ou mesmo outros arquivos dentro da área de trabalho de um projeto, mas isso poderá ser apreendido num curso mais extenso que permita usar todas as funções do NI Multisim 11.0.

Lembramos que nosso curso consiste em apenas uma introdução à programação. O leitor inteligente, tendo uma idéia dos comandos básicos poderá ir sozinho, através do "help" e "tutorial", descobrindo as utilidades de todas as funções disponíveis.

 

Sétimo Passo - Salvando ou Imprimindo o Arquivo

Uma vez terminado o projeto, ou ainda se desejarmos gravá-lo para continuar trabalhando em outra ocasião devemos proceder da forma mostrada na figura 12.

 

Salvando o projeto
Salvando o projeto

 

Na barra de ferramentas, clicamos em (A) para abrir a caixa de diálogo mostrada em. Nessa caixa selecionamos "save as"(salve como).

Conforme podemos ver, escolhemos a área de trabalho (Desktop) para colocar o projeto, que denominamos "Design 1". Para salvar o projeto, basta agora clicar em save e pronto...

Na próxima lição vamos além, desenvolvendo um novo projeto, agora usando componentes ativos tanto virtuais como os da biblioteca que contém informações sobre componentes reais...


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mudanças realizadas (OP206)

Nas últimas semanas nosso site e mesmo nossa empresa passaram por diversas modificações, atualizações e lançamentos. Assim, muitos podem ter percebidos alguns problemas de instabilidade do site em certos momentos nas semanas passadas.

Leia mais...