Escrito por: Newton C. Braga

Todos nós sabemos que um dos vilões do consumo de energia em nossas casas é o refrigerador. Infelizmente, ainda não se conseguiu um meio eficiente de fazer uma geladeira funcionar com menos energia ou sem energia. Não? Veja neste artigo como algumas soluções interessantes estão nos levando a possibilidade de esfriar coisas sem gastar energia.

Para esfriar um objeto, precisamos tirar calor desse objeto e transferir para outro, por exemplo, o meio ambiente.

Isso é o que faz uma geladeira. A partir das trocas de calor que ocorrem quando um gás é comprimido e se expande, retira-se através de um fluido manuseado por um compressor, o calor de seu interior e o dissipa no meio ambiente.

Observe o calor produzido na serpentina atrás de sua geladeira para comprovar esta dissipação.

Esse processo gasta muita energia e no liga-desliga constante do compressor para manter frio o interior da geladeira, nossa conta de energia cresce.

Em alguns casos, a geladeira responde por até 40% do valor da conta de luz de uma residência comum.

No entanto, algumas soluções alternativas estão sendo usadas em países pobres como o Marrocos e mesmo em outro locais, aproveitando-se outros fenômenos em que a troca de calor ocorre.

Os que possuem conhecimentos básicos de física sabem que ao evaporar a água retira calor do corpo em que ela tem contato.

É por esse motivo que as moringas de barro, que são porosas permitindo que e água se evapore por esses poros, mantém o liquido em seu interior fresco. Ao evaporar pela parte externa ela retira calor da água que está no seu interior.

As moringas de barro são muito melhores do que as de metal ou de outros materiais impermeáveis para manter fresco o líquido em seu interior, por um processo natural.

Aproveitando esse fenômeno a Evaptainers criou um recipiente que, através de evaporação mantém frescos alimentos em seu interior.

Dotado de um comportamento em que se coloca água para evaporação, no processo o calor é retirado do interior do recipiente que então tem sua temperatura abaixada, mantendo frescos os alimentos no seu interior.

 


 

 

A vantagem é que ele pode ser usado em qualquer lugar, pois não necessita de energia, conforme mostra a foto abaixo, que mostra seu uso numa feira livre do Marrocos.

 


 

 

Essa solução mostra que não precisamos obrigatoriamente usar energia para chegar a tecnologias que funcionam.

Veja mais em: http://www.evaptainers.com/

Obs. Observamos que a eficiência do produto depende da capacidade de evaporação que é função da umidade ambiente. Em locais de muita umidade no ar, o funcionamento será comprometido. Isso fica evidente quando se toma como exemplo o Marrocos, que à beira do deserto do Saara tem umidade do ar muito baixa na maioria de suas regiões.