Escrito por: Marcos de Lima Carlos

Todas as sextas-feiras o colunista técnico Marcos de Lima Carlos trará em sua coluna "Canal Tech", o que de mais novo e inusitado aconteceu no mundo da eletrônica durante a semana. Saiba o que Makers, estudiosos, empresas e universidades criaram ou descobriram, para você ficar informado e quem sabe ajudar nas ideias de seus projetos.

 

Marcos de Lima

Técnico em Eletrônica pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (2000) e Analistas de Sistemas formado pelo IFSP - Campus Guarulhos (2012). Além disso, filósofo e matemático amador, curioso e com espírito renascentista atuando na área de desenvolvimento de sistemas há mais de 15 anos em diversas linguagens de programação: C, C++, ASM (microcontroladores PIC), Java, entre outros.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3646461294077234

 


 

 

Projetos

 

Monitorando formigas e atingindo-as com laser

Esse é um projeto da série conhecimentos úteis para coisas inúteis! Graças a maravilha das redes neurais e aos algoritmos de aprendizagem de máquina é possível fazer coisas que eram simplesmente impensáveis antes!

 


 

 

 

O projeto de Robert Bond utiliza uma placa Nvidia Jetson TK1, um sistema com poder de processamento de uma GPU para plataformas embarcadas. Com uma câmera USB ele detecta uma formiga e detectando-a ele faz uma mágica com OpenCV, achando as coordenadas e mirando um laser, utilizando um controle de motor de passo e um espelho, para a formiga.

Ele poderia matar as formigas com um laser mais potente, mas provavelmente queimaria o piso e perderia uma amostra de detecção para teste do seu algoritmo! É ou não é um belo exemplo de aplicação da ciência ?

 

 

Veja Mais: https://hackaday.com/2019/10/05/tracking-ants-and-zapping-them-with-lasers/ 

 

 

Blueberry Pi - Um pi totalmente opensource!

 


 

 

 O Blueberry Pi foi um projeto que nasceu no [hackaday.io] e tem por objetivo ser uma placa simples para interfaceamento. O legal é que ela é totalmente compatível com um sistema operacional GNU/Linux.

De acordo com o criador, Marcel Thümer, que criou o projeto totalmente opensource que você pode pegar e colocar como e onde quiser. Você pode pegar o projeto dele no [github] e fazer simplesmente o que quiser.

 

O Blueberry PI tem as seguintes características:

SoC Allwinner V3s: - ARM Cortex-A7 @ 1.2GHz - 64 Megabyte of RAM - 10 / 100M Ethernet - Wifi and Bluetooth (RTL8723BS) - 1 USB Host Port / 1 micro USB port - MIPI CSI interface - pinheader for an OV2640 and an OV7670 parallel camera - parallel RGB interface, compatible with 40pin parallel RGB displays - audio jack (3,5mm) - onboard microphone - a 26pin Raspberry PI compatible header - SPI Flash - SD card slot.

 

Veja Mais: https://hackaday.com/ 2018/08/12/build-your-own-linux-single-board-computer/ 

 

 

Utilizando a Força Jedi para controlar o seu próximo enxame de drones

 


 

 

 Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Skolkovo decidiu controlar drones de uma forma inusitada: utilizando a força! Na demonstração, no vídeo abaixo, eles fizeram implementações de segurança muito promissoras. Inclusive testes de segurança para melhorar o desempenho e minimizar riscos.

 

 

 O controle dos drones com a mão elimina a pré programação do caminho, que é muito comum em robôs. E de bônus, os pesquisadores submeteram o paper do artigo que pode ser baixado [aqui].

  

Veja Mais: ( https://hackaday.com/2019/10/04/use-jedi-mind-tricks-to-control-yournext-drone-swarm/  )

 

 


 

 

Tecnologia

 

Nova cápsula pode entregar drogas oralmente para as quais seriam usualmente injetáveis

Cientistas do MIT inventaram uma tecnologia que torna capaz de entregar drogas que usualmente são injetáveis. Segundo eles muitas drogas se destroem no sistema gastrointestinal antes de fazer efeito. Como exemplo é citada a insulina.

Na esperança de encontrar uma alternativa para as injeções eles projetaram uma capsula que é capaz de sobreviver ao ambiente hostil do sistema gastrointestinal capaz de transportar insulina ou outras drogas proteicas. Quando ela atinge o intestino delgado, ela se decompõe para revelar microagulha solúveis que se ligam à parece gastrointestinal e liberam a droga na parede sanguínea.

 

Veja Mais: ( http://news.mit.edu/2019/orally-deliver-drugsinjected-1007 )

 

 

Uma nova abordagem matemática para entender zeólitos

Zeólitos são uma classe de minerais naturais ou manufaturados com uma estrutura esponjosa, cheia de poros minúsculos que os tornam úteis como catalizadores ou filtros ultrafinos. Porém, dos milhões de composições de zeólita teoricamente possíveis, até agora 248 foram executados ou descobertos. Agora esta pesquisa dos cientistas do MIT ajudam a explicar porque este pequeno subconjunto foi encontrado e pode ajudar cientistas a descobrir ou produzir mais zeólitos com propriedades desejadas.

 

Veja Mais: ( http://news.mit.edu/2019/identify-zeolites-transform-1007 )

 

 

Protese de perna que conecta-se ao nervo que a faz sentir como parte do corpo

 


 

 

Pernas protéticas com sensores podem ajudar as pessoas a evitar obstáculos pela falta de sensibilidade nos pés. Três pessoas que tiveram suas pernas amputadas descobriram que essas próteses são uma extensão do próprio corpo e foram capazes de subir uma escada mais rapidamente do que com uma perna protética convencional. .

Os membros protéticos são abandonados com certa frequência devido a baixa mobilidade das pessoas ao usá-los. Os dispositivos não restauram a sensação, deixando as pessoas confiarem no toque do toco que encontra o encaixe da prótese como feedback.

Stanisa Raspopovic, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique, e seus colegas modificaram uma prótese disponível comercialmente, adicionando sensores a uma palmilha no pé e dentro do joelho. Os sinais elétricos dessas regiões foram emitidos através de minúsculos eletrodos implantados nos nervos da coxa do participante.

Quando o pé toca o chão ou quando o joelho se dobra, esses nervos transmitem sinais para o cérebro e permitem que o indivíduo ajuste com mais rapidez e precisão como está caminhando.

A equipe descobriu recentemente que essa perna protética ajudou duas pessoas a sentir menos fadiga e dor fantasma nos membros e as ajudou a navegar por uma pista externa mais rapidamente do que quando os sensores não estavam ligados.

 

Veja mais: https://www.newscientist.com/article/2218474-a-prosthetic-leg-thatattaches-to-nerves-feels-like-part-of-the-body/