Marcos de Lima

Marcos de Lima Carlos - Técnico em Eletrônica pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (2000) e Analistas de Sistemas formado pelo IFSP - Campus Guarulhos (2012). Além disso, filósofo e matemático amador, curioso e com espírito renascentista atuando na área de desenvolvimento de sistemas há mais de 15 anos em diversas linguagens de programação: C, C++, ASM (microcontroladores PIC), Java, entre outros.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3646461294077234


Projetos

Scanner 3D com peças de blue-ray para pequenos objetos

( https://hackaday.com/2019/10/30/3d-scanner-for-tiny-objects-uses-blu-ray-parts/ )

 


 

 

 

Embora a técnica de fotogrametria seja antiga, existem coisas realmente criativas na forma como elas são feitas. Esse projeto utiliza um motor de drive de blue-ray recuperado de um playstation 3 para fazer o eixo X-Y. O eixo Z é um motor de passo linear do mesmo drive utilizado para ser o

captador ótico. Tudo isso ligado a uma raspberry pí com um microscópio USB para fazer a sequencia de fotos e obter a captura de imagens. Há diversos softwares de código aberto para lidar com a captura posteriormente, mas a ideia é simples, barata e bem fácil de executar!

[video 1 - Software e Demo](https://www.youtube.com/watch?v=0HFc_KZVVn0)

[Video 2 - imagem da máquina de captura](https://www.youtube.com/watch?v=-UR3BfcdcpA)

 

 

Plantando 20 milhões de árvores utilizando drones, canhões e métodos não-covencionais

( https://hackaday.com/2019/10/29/planting-20-milliontrees-using-drones-cannons-and-more-unconventional-ways/ )

 

 


 

 

Um youtuber chamado Mr. Beast, ao atingir 20 milhões de inscritos, prometeu plantar 20 milhões de árvores até 2020. Embora pareça bastante surreal a ideia ele iniciou uma organização sob o nome de [Team Trees] (https://teamtrees.org/). A ideia com o tempo ganhou ajuda de outros youtubers e da comunidade e algo que era surreal acabou sendo uma ideia não tão irreal assim.

[Video 1](https://www.youtube.com/watch?v=HPJKxAhLw5I)

Uma das ideias interessantes é a do video abaixo de Mark Rober, que formou uma empresa chamada DroneSeed, que utiliza drones voadores para distribuir sementes em áreas de potenciais re?orestamento. O foco é que, após grandes incêndios e outros eventos similares, eles joguem as

sementes via drone. Ainda não existe a taxa de sucesso desse método, porém sabemos que elas levam um bom tempo pelo menos para gerar algum resultado.

[Video 2](https://www.youtube.com/watch?v=U7nJBFjKqAY)

Outro grupo menos impaciente é o pessoal da Linus Media Group. Eles montaram um canhão de nitrogênio e uma ideia maluca de disparar mudas pela ?oresta junto com fertilizantes. A ideia é extremamente questionável, mas é engraçada e criativa!!

[Video 3](https://www.youtube.com/watch?v=6l8K1eH624I)

 

 

A dança do cowboy num tubo Nixie

( https://hackaday.com/2019/10/27/adancing-cowboy-nixie-tube/ )

Esse não é um projeto mirabuloso... Mas qualquer pessoa que faz uma animação dentro de um tubo Nixie é digna de respeito! O tubo toma forma diante de nós, um PCB de driver é gravado e todo o arranjo é colocado em uma caixa de madeira personalizada. Esta é a construção da velha escola

no seu melhor, com o único toque de modernidade vindo de um Arduino Uno que agenda os vários segmentos. Ainda não é de se imaginar que, com o passar do tempo, um sequenciador mecânico da Honeywell possa ter sido usado para a mesma tarefa.

 

 


 

 

 

[Video 1 - Demo e Construção](https://youtu.be/9r5NCVR_zYU)

 

 


Tecnologias

Mozzilla Webthings - Uma plataforma open aberta para construir dispositivos IoT

( https://hackaday.com/2019/10/29/mozilla-webthings-anopen-platform-for-building-iot-devices/ )

A Mozilla lançou recentemente sua plataforma IoT que pode ser acessada nesse [link] (https://iot.mozilla.org/). A grande vantagem dessa plataforma é que você pode escrever softwares utilizando uma API simples e ter acesso aos dispositivos. O interessante é se instala tudo em uma raspberry pi e a partir daí tudo pode acontecer.

A grande vantagem é que se abre mais uma porta para a comunidade que deseja fazer automação simples e inserir-se dentro do contexto de IoT de forma simples e sem muito problema.

 

Engenheiros do MIT desenvolveram um novo meio para remover o dióxido de carbono do ar

( http://news.mit.edu/2019/mit-engineers-develop-newway-remove-carbon-dioxide-air-1025 )

Uma nova maneira de remover o dióxido de carbono do ar poderia ser uma ferramenta de peso contra as mudanças climáticas. O sistema desenvolvido pelo MIT pode trabalhar com gás praticamente em qualquer nível de concentração, em contrapartida de grande parte dos métodos atuais que requer altas concentrações de gás para melhorarem sua eficiência.

[Video - 1](https://vimeo.com/368583616)

Electro-swing adsorption for high efficiency carbon capture from Sahag Voskian on Vimeo.