Escrito por: Marcos Lima Carlos

 

Projetos

 

Considerações e dicas sobre projetos de drones

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/electronics-design-guides/designing-drones-tips-tricks 

Esse link oferece uma excelente perspectiva sobre o projeto e customização de drones. Muitos insgiths dentro de um pequeno projeto podem ajudar a entender a perspectiva e indo mais além, a expectativa com relação a resultados. Desde qual é a melhor tecnologia e recursos para um iniciante até usuários mais experientes detalhando itens como baterias, tamanho, esqueleto, motores, hélices etc.

Se você pretende fazer algum tipo de projeto com drones esse artigo pode ser muito útil.

 

 

 

Teclado feito com ?oppy drive

https://hackaday.com/2020/05/13/floppy-drive-keyboard-is-inefficient-fun/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Todo mundo está acostumado com um teclado qwerty. Esse projeto, da série: se você não tiver absolutamente nada pra fazer faça isso, é um tanto excêntrico. Uma interface USB de disquete que emula um teclado. As teclas são disquetes que são inseridos no drive contendo de A-Z com shift, espaco e enter. Um simples email pode ser uma tarefa assustadora com isso! Porém é um excelente exercício de interfaceamento de hardware num PC.

Video - https://www.youtube.com/watch?v=Rb42ud2SY00&feature=youtu.be 

 

 

O chip que roda DOOM

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Imagina que alguém decidiu colocar o código do Doom inteiro dentro de um FPGA Isso existe e está dentro de um Altera CycloneV e uma SDRAM. Para quem não conhece o DOOM, ele é um jogo em primeira pessoa 3D feito em um computador 386. A façanha de criar uma engine para interpretação 3D, sem opcodes, sem CPU e contador de instruções é uma tarefa hérculea! Embora o jogo não tenha os monstros, pelo menos o video não mostra isso, a engine dentro de um chip digna de uma menção honrosa.

 

 

Tecnologia e Cultura

Medindo a velocidade da luz em 1927

https://hackaday.com/2020/05/08/measuring-the-speed-of-light-in-1927/ 

Muitas coisas que atualmente são comuns hoje como lasers, computadores e outras coisas tornam a nossa vida mais fácil em relação a problemas que antigamente desa?avam a humanidade. Num tempo onde a tecnologia que utilizamos não existia Michelson calculou a velocidade da luz. Isso foi em 1927. Os dois videos abaixo de Michel van Biezen mostram como isso foi feito.

Ele não foi o primeiro. Galileu tentou. Ele enviou um assistente para o topo de uma colina com uma lanterna. Na época, mesmo a uma distância de 3km, ele chegou a conclusão de que a luz era instantânea.

Em 1927, Michelson tentou utilizar o mesmo conceito, mas com melhor tecnologia. Dessa vez eles colocaram um refletor a 35km de distância, o que significa que a luz tinha que ir para o re?etor e voltar por um total de 70 km.

A fim de obter melhores resultados eles calcularam a distância exata entre o emissor e o refletor. E eles calcularam um erro máximo de 8cm em 35 km!

Outra medida importante é o tempo. Michelson utilizou um dispositivo com 8 lados espelhados que gira enquanto re?ete a luz e também coleta o retorno. A velocidade de rotação do dispositivo permitiu calcular o tempo e ele explica exatamente como isso funciona.

O experimento foi bem sucedido e o resultado ficou dentro de 0,001% do valor correto. Hoje é utilizado lasers e outras técnicas.

Video 1 - https://www.youtube.com/watch?v=I_RG7R15eCM&feature=youtu.be 

 

Video 2 - https://www.youtube.com/watch?v=h5b945gm_Qk&feature=youtu.be 

 

 

Construindo um anemômetro com arduino

https://www.electroschematics.com/anemometer/ 

Esse projeto de baixo custo visa explicar o funcionamento de um anemêmetro feito de ventoinhas para PCs com um arduino. Na página do projeto o autor descreve toda a parte teórica da construção e os cálculos utilizados para gerar uma melhor precisão.

 

 

Extras

Project Euler

https://projecteuler.net/ 

Esse é um site com inúmeros desa?os de matemática e computação construído para testar suas habilidades matemáticas, de programação e exercício lógico. Você consegue resolver todos os problemas e explicar como cada um deles funciona?

 

 

Como um bom negócio deve parecer

https://hbr.org/2020/05/what-good-business-looks-like 

Esse artigo da Havard Business Review é direcionado a empreendedorismo. Aqui o autor, Paul Polman, mostra a visão atual de responsabilidade social que muitas empresas adotaram para enfrentar a crise do COVID-19. Isso é uma outra visão para enfrentar os chamados "Cisnes Negros" (Taleb), que são eventos que geram disrupção de conceitos e formas de pensamento.

 

 

Leitura da Semana

Abundância - o futuro é melhor do que você imagina

https://www.amazon.com.br/gp/product/8565482162/ref=as_li_qf_asin_il_tl?ie=UTF8&tag=mlimacarlos-20&creative=9325&linkCode=as2&creativeASIN=8565482162&linkId=7c5d1772d54464142568461ef4deeaf5 

Apesar de não ser um livro novo, esse livro é essencial para enxergarmos a questão de como impactar mais pessoas. Além disso, mostra como o conceito de abundância pode ser utilizado em benefício do desenvolvimento da humanidade. Peter Diamandis  é o autor desse best-seller uma ?loso?a futurista e conceitos interessantes.