Escrito por: Marcos Lima Carlos

Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

Projetos

Enrolador de bobinas toroidais com Arduino

https://electricdiylab.com/diy-arduiuno-based-toroid-coil-winding-machine/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O mais impressionante desse projeto é a execução! As peças de madeira utilizadas, carretéies e toda a parte mecânica tornam esse projeto uma obra de arte! No link do artigo, o autor explica passo a passo a construção. Você pode conferir no video abaixo essa pequena obra de arte!

https://youtu.be/46rbpPwqelYdeo 

 

 

Homebrew de microfone 3D

https://hackaday.com/2020/05/31/homebrew-binaural-microphone-lets-you-listen-like-a-human/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse projeto para captar sons em mais dimensões é a ideia desse projeto. Atualmente, microfones desse tipo custam uma pequena fortuna. Confira no vídeo abaixo o resultado do projeto!

 

Vídeo

https://youtu.be/eh_hX4Q-Si0

 

Raspberry Pi - ventilador e monitoramento de sinais

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/raspberrypi-based-covid-19-ventilator-and-health-monitoring-device

Esse projeto, apesar de conceitual, visa abrir caminho para tecnologias abertas para enfrentamento da COVID-19. Feito em Raspberry PI, processing e utilizando componentes fácil de achar no mercado, o projeto monitora os sinais de batimento cardíaco, oxigenação e operação de um ventilador.

 

 

Tecnologia e Cultura

Tecnologia aberta para wifi

https://hackaday.com/2020/05/29/wifi-goes-open/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um projeto interessante em FPGA para adição de Wifi nos projetos. Embora não seja algo fácil de compreender, o código está disponível e pode ser utilizado sob licença open source.

 

Video

https://youtu.be/NW6-6N_EtrY

 

Como os consumidores inteligentes estão direcionando a industria

https://www.electronicsforu.com/technology-trends/must-read/how-smart-consumers-are-driving-smart-industries 

O mercado muda de acordo com as tendências muitas vezes baseadas em expectativas dos consumidores. No artigo, a abordagem de como as tecnologias ajudam nas expectativas dos clientes para oferecerem um produto melhor, corrigir problemas antes que eles ocorram ou mesmo dar voz ao consumidor que antes não tinha. Uma nova linha de negócios, que inclui a Internet das Coisas, surge em tempos onde entender as necessidades do usuário final é o skin in the game. Você sabe quais são as necessidades dos clientes do seu negócio, da sua empresa e como mudar isso?

 

Colocando uma campainha na Internet!

https://hackaday.com/2020/06/01/the-easiest-way-to-put-your-doorbell-on-the-internet/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse projeto é super simples. E essa é a graça dele! Usando um ESP32 ou 8266 o autor utiliza um sensor de corrente indutiva para colocar a campainha no mundo do IoT.

Video 1

https://youtu.be/p596PnCCIX0

 

Extras

Como convecer o seu chefe que você precisa de um descanso

https://hbr.org/2020/06/how-to-convince-your-boss-you-need-time-off 

Esse artigo da Harvard Business Review mostra quando é a hora de tirar uma folga do trabalho visando melhor produção. Em tempos de COVID-19 os autores deste artigo mostram quando é necessário um tempo de folga e em quais situações e quais argumentos são válidos.

 

Leitura da Semana

Análise de Circuitos - Robert Boylestad

https://amzn.to/37x9sTX 

Se você deseja aprimorar seus conhecimentos em análise de circuitos esse é o livro ideal para pessoas que já estão num nível intermediário em eletrônica. Um excelente livro que já se encontra na sua 12ª edição.