Escrito por: Marcos de Lima Carlos

Projetos

Sanitizador UV com Atiny


| Clique na imagem para ampliar |

 

A pandemia de COVID-19 provocou sérios impactos nos hackers e makers. Comprar coisas, seja na internet ou no supermercado pode exigir um processo de limpeza. Como não podem deixar de faltar soluções feitas sob medida, a caixa sanitizadora com UV é um grande exemplo disso.

Dentro dessa caixa 3D, há uma série de LEDs UV-C que de acordo com o fabricante, destrói qualquer bactéria em 5 minutos. Para garantir que os vírus e bactérias sejam destruídos, o autor usou um ATtiny 85 para controlar o timer e um display de 7 segmentos para informar ao usuário quanto tempo falta.

 


 

 

 

Relógio com feito com conceitos de escultura eletrônica


| Clique na imagem para ampliar |

 

Fazer circuitos a mão é uma arte. Fazer um relógio X-Wing com escultura eletrônica entra na lista de feitos dignos. Além de ser um relógio totalmente funcional, o autor disponibiliza o projeto completo para quem quiser fazê-lo. Vale a pena olhar o projeto!

 

 

Adicionando WIFI a um arduino UNO


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse simples circuito serve para adicionar um arduino a uma rede wifi. Muitas vezes, pelo fato de um ESP32/8266 não possuir entradas analógicas, o arduino supre essa demanda. O projeto está bem explicado, inclusive com ferramentas de testes. Isso facilita o entendimento por parte do leitor.

 

Tecnologia e Cultura

Em breve... Imprima suas placas de circuito impresso


| Clique na imagem para ampliar |

 

Uma das grandes dificuldades de um projeto de eletrônica é a parte de fabricação de PCB. Isso já revolucionou a fabricação de computadores pessoais e dezenas de dispositivos que são fabricados a partir de empresas de garagem. Com o advento do wearable inserir uma pcb num casaco, ou sensor dentro de uma roupa ou qualquer componente vestível fica mais complicado.

Tecnologias de impressões de PCB tem se tornado cada vez mais comuns. Essa utiliza uma impressora inkjet com uma tinta com prata na sua composição para imprimir circuitos em acetatos, por exemplo, a fim de tornar o circuito impresso flexivel. O video abaixo é uma demostração de como o projeto funciona.

-

 

Silver Tape: Inkjet-Printed Circuits Peeled-and-Transferred on Versatile Substrates from Morphing Matter Lab on Vimeo.

 

 

 

Autofalantes de 50W feito de lâmpada incandescente

Ao pensarmos em auto-falantes é provável que imaginemos um cone de papel com uma bobina em alguma parte suspensa por um campo magnético. Essa é uma tecnologia com mais de 100 anos que permanece viva. A bobina móvel não é contundo o único meio de transformar uma corrente elétrica em som. Vários componentes elétricos emitem som quando expostos ao áudio, incluindo uma lâmpada incandescente. O autor do projeto descobriu isso ao criar um driver endereçável que podia ouvir a frequência da modulação em PWM quando as lâmpadas acendiam. Ele utilizou esse efeito para utilizar as lâmpadas como auto-falantes.

-

 

 

 

 

Inteligência artificial na área de logistica, transporte e rodovias inteligentes

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Logística é uma parte importante de qualquer modelo de negócios. Ele forma uma parte importante da cadeia de suprimentos que envolve planejamento, implementação, encaminhamento, reversão de fluxo de bens, serviços e informações relacionadas desde a origem até o destinatário. A inteligencia artificial está revolucionando grande parte a logística e o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Os sistemas tradicionais de logística foram aprimorados pelos avanços da tecnologia. As principais empresas do mercado como Amazon, Aliexpress possuem grande sucesso devido ao gerenciamento eficaz da logística dos seus negócios.

Atualmente os novos veículos autônomos são a grande inovação da industria 4.0. Esse tipo de tecnologia já existe em operação na Europa, Ásia e Estados Unidos. O caminho para caminhões autônomos é baseado em maior segurança, rapidez e conforto. A ascensão deste tipo de tecnologia implica em outra: as estradas inteligentes. Com o advento dos veículos elétricos utilizar a infra-estrutura viária para gerar energia parece ser uma excelente opção. Isso já está em andamento na Holanda. Há esforços contínuos para a criação desse tipo de infra-estrutura no mundo inteiro.

Drones já são testados pela Amazon para efetuar a entrega. Além disso eles também são utilizados para a administração de armazéns. Há países com sérios problemas de legislação, porém as aplicações in-house como colheita automática, separação de peças e reposição dentro de galpões é realidade.

A parte de logística otimizada já é real dentro de hospitais. Robôs em Wuhan já fazem entregas de refeições e logística de remédios para conter a disseminação do COVID-19 dentro de alguns hospitais.

Esses exemplos tornam a inteligência artificial realidade em muitos lugares. O que você acha que acontecerá daqui há alguns anos?

 

 

Extras

O que o blockchain pode significar para a saúde dos seus dados

Você possui uma identidade, mas a interação que você faz na internet é de propriedade de alguém. Há muito se discute sobre privacidade de dados, porém o que é feito atualmente para garantir a sua privacidade de forma efetiva?

O artigo aborda como a tecnologia do Blockchain pode nos ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida através da interpretação dos nossos próprios dados: incluindo saúde.

 

Construindo um sistema de alerta em tempo real para a COVID-19

O artigo aborda os esforços falhos nos Estados Unidos para o combate da COVID-19. Seja em termos de casos, sistemas de prevenção entre outros. O monitoramento ajuda a prevenir novos casos além de conseguir melhorar as tomadas de decisões de empresas de seguro saúde, governo entre outros. Tudo isso além de melhorar a logística de pacientes e diminuir novos casos baseado em localização. Além de melhorar os modelos de combates existentes que possuem altas taxas de falhas.

Existe uma pesquisa aqui no Brasil de casos de COVID-19 com dados fornecidos em hospitais para a cidade de São Paulo e Grande São Paulo. Não é em tempo real, porém a tecnologia já é existente e pode ser colocada em prática.

https://labcidadefau.carto.com/builder/

 

Leitura da Semana

O lado difícil das situações difíceis - Ben Horowitz

https://www.amazon.com.br/gp/product/857827976X 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Em O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis - aqueles de que as faculdades de administração não tratam. Seu blogue alcançou um público dedicado de milhões de leitores, que passaram a confiar no autor para ajudá-los a gerir suas próprias empresas. Horowitz, grande fã de rap, ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.