Escrito por: Marcos de Lima Carlos

Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Teclado Personalizado com diferentes atalhos

https://www.instructables.com/id/HotKeys-Keyboard-With-Custom-Profiles/


| Clique na imagem para ampliar |

 

Com um trabalho de designer industrial, o pessoal da FabroLabs precisa acessar entre 7-8 softwares todos os dias. Cada software possui um atalho personalizado. Pensando nisso ele decidiu fazer um teclado com os atalhos utilizando um encoder rotativo para trocar o perfil de atalhos de acordo com o software utilizado.

Utilizando um encoder rotativo, um display LCD 16 por 2, um arduino e um conjunto de switches cherry para as teclas, ele montou tudo a partir do zero. Imprimindo o case do teclado em 3D junto com as peças de plástico das teclas, a montagem ficou simplesmente primorosa!

Nesse site você encontra o projeto completo do teclado junto com os modelos de impressão 3D para confeccionar o seu próprio teclado. Para que o projeto seja reconhecido como um teclado foi utilizado o projeto do QFM (https://github.com/qmk/qmk_firmware/) (quantum mechanical keyboard).

 

Programação com ESP32 Over the air

https://hackaday.com/2020/06/23/ota-esp32-gui-makes-updates-simple/

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Uma das coisas mais complicadas em um projeto quando ele está pronto e montado é ter que fazer uma atualização. A programação Over The Air (a.k.a. OTA)é uma resposta para isso. O software apresentado pelo autor do artigo possui uma GUI (graphical user interface) simples. Você pode assistir a demonstração no video abaixo.

Foi utilizada nesse projeto uma biblioteca OTA pronta, mas o autor criou uma configuração para GUI e uma ferramenta de download.

Video 1 - https://youtu.be/iMPBpUdL-rk

 

9 Softwares para Desenvolvimento em Eletrônica Free

https://www.electronicsforu.com/resources/cool-stuff-misc/open-source-circuit-design-software 

Para quem quer mexer com softwares da área de eletrônica esse artigo é um excelente ponto de partida. Ele aborda os softwares mais comuns com o critério de gratuidade. O legal é que existe uma série de tutoriais gratuitos em plataformas como o youtube. Bons estudos!

 


 

 

Tecnologia e Cultura

Incremente sua automação residencial com o ESPHome

https://hackaday.com/2020/04/20/roll-your-own-automation-with-esphome/

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

No link do artigo é mostrada uma implementação de automação residencial com o ESPHOME . O autor Marc Youg disponibilizou no site dele uma série de receitas contando as dificuldades e os acertos que ele passou ao implementar uma automação com ESP32 em sua casa. Se você deseja montar algo parecido, esse é um excelente ponto de partida.

Além do ESPHome há uma outra opção de chamada Tastamota. Happy Hacking!

 

 

Brincando com sensores capacitivos

https://www.electroschematics.com/capacitive-touch-sensor/ 

 


 

 

Esse artigo aborda as tecnologias de baixo custo disponíveis para interface de um sensor de toque nos seus projetos. No artigo é abordado diversas tecnologias inciando com o módulo TTP223 até o módulo TTP229. Há uma seção explicando detalhes de interfaceamento com Arduino e como você poderá melhorar o seu projeto com esse tipo de tecnologia.

 

 

Bomba de água para hidroponia

https://www.electroschematics.com/water-pump/ 

 


 

 

Hidroponia, por definição é um método de cultivo de plantas em uma solução rica em nutrientes e a base de água. A premissa básica por trás da hidroponia é permitir que as raízes entrem em contato direto com a solução nutritiva, enquanto também possuem acesso ao oxigênio, essencial para o crescimento adequado.

A proposta do autor é fazer um sistema barato de irrigação para hidroponia utilizando de componentes simples para manter o crescimento adequado das plantas. Com uma abordagem que visa as vantagens e desvantagens desse método, o circuito apresentado é uma excelente maneira de iniciar o desenvolvimento de uma cultura de hidroponia.

 


 

 

 


 

 


 

 

Extras

Torne sua solução para Covid-19 um negócio viável

https://hbr.org/2020/07/turn-your-covid-19-solution-into-a-viable-business 

Como os desafios associados à pandemia de coronavírus, não faltam empreendedores inovadores que se esforçaram para ajudar. Somente em março e abril de 2020, as competições virtuais de inovação Covid-19 (também conhecidas como hackathons) atraíram dezenas de milhares de participantes de 175 países. O artigo da HBR aborda um mecanismo de perguntas que permitem entender se a solução poderá vir a ser um negócio viável.

 

 

Leitura da Semana

A Revolta de Atlas - Ayn Rand

https://amzn.to/3esmJQv 

Embora o título original em inglês seja Quem é John Galt?, esse romance é uma aula sobre colapsos sociais. O título em português reflete muito mais a realidade da história. Atlas era um titã que foi condenado a carregar o mundo em suas costas.

Ayn Rand traça um panorama estarrecedor de uma realidade em que o desaparecimento das mentes criativas põe em xeque toda a existência. Com personagens fascinantes, a autora apresenta os princípios de sua filosofia: a defesa da razão, do individualismo, do livre mercado e da liberdade de expressão, bem como os valores segundo os quais o homem deve viver – a racionalidade, a honestidade, a justiça, a independência, a integridade, a produtividade e o orgulho.

Best-seller há mais de 50 anos, com mais de 11 milhões de exemplares vendidos no mundo, A revolta de Atlas desafia algumas das crenças mais arraigadas da sociedade atual. Sua mensagem transformadora conquistou uma legião de leitores e fãs: cada indivíduo é responsável por suas ações e por buscar a liberdade e a felicidade como valores supremos.