Escrito por: Marcos de Lima Carlos

Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Arduino rodando jogos de Nitendo

https://hackaday.com/2020/07/15/arduino-plays-nes-games/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse projeto, chamado de NESDUE,  é um emulador para jogos de Nintendo de 8 bits rodando em um arduino DUE. Há algumas limitações a serem contornadas, como um overclock e burlar a limitação de 96kb do Arduino Due. Resolvido isso é só conectar as coisas na tela e se divertir!

 

Execução de código remoto num nitendo 64

https://hackaday.com/2020/07/06/remote-code-execution-on-the-n64/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Um pesquisador de segurança, em seu tempo livre, gosta de brincar com consoles. O nintendo 64, assim como outros consoles da época, era um console onde você conectava um cartucho com o jogo para poder jogar. Essa possibilidade abriu uma possibilidade para que hardwares fossem adaptados ao cartucho. Um desses cartuchos vinha com um modem telefônico. De posse de um GameShark e um descompilador ele conseguiu achar brechas de segurança na forma de comunicação. A brecha foi apelidada de shogihax em homenagem ao cartucho Morita Shogi 64 que vinha com um modem telefônico e foi utilizado para fazer a brincadeira.

 

EasyOCR

https://hackaday.com/2020/07/09/easyocr-makes-ocr-well-easy/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um recurso muito interessante para quem gosta de brincar com OCR em projetos. O projeto poderá ser embarcado ou ainda no próprio PC. O EasyOCR é uma biblioteca em python de código-aberto que utiliza outras bibliotecas com a mesma licença e ainda possui suporte a 42 idiomas diferentes. E como o nome diz, ele é bem fácil de utilizar. Você pode acessar o repositório aqui https://github.com/JaidedAI/EasyOCR 

 

Tecnologia e Cultura

Análise de dados: um ponto de inflexão sobre a industria da saúde

https://www.electronicsforu.com/technology-trends/must-read/data-analytics-game-changer-healthcare-industry 

 


 

 

Com a adoção de Inteligência Artificial, internet das coisas, computação em nuvem, entre outros, os dados aumentam rapidamente em tamanho e complexidade. Isso impulsiona o crescimento da análise de dados em vários setores. Junto a isso, o impacto nos serviços de saúde é imenso. O que poderia ser um tratamento de resposta a doença pode ser utilizado de forma preventiva como análise de predição.

Até hoje não existe uma resposta eficaz em termos de propagação de uma pandemia como o COVID-19, por exemplo. Instituições no mundo estão montando uma força tarefa para análise de dados afim de detectarem com antecedência e poderem agir melhor no combate de enfermidades. Estima-se um investimento de aproximadamente 110 bilhões de dólares entre 2019 e 2027 para esse tipo de atividade.

Registros eletrônicos de pacientes estão sendo cada vez mais comuns. E mesmo quando o paciente vai a uma consulta em outro hospital essa informação pode ser compartilhada mantendo-se um histórico de registros para fins de rastreamento e pesquisa. ma grande quantidade desses dados consiste em relatórios de imagens médicas, que podem ser analisados ??por algoritmos que identificam padrões em pixels com base em imagens disponíveis anteriormente para ajudar no diagnóstico. A IoT torna possível coletar informações usando sensores em equipamentos de saúde para monitoramento remoto. Isso é útil para identificar e priorizar as pessoas com maior risco desde o início.

 


 

 

A coleta e análise de grandes conjuntos de dados e imagens por meio da solução de análise de dados economiza tempo, filtrando rapidamente grandes quantidades de dados para encontrar soluções precisas e personalizadas para problemas difíceis que estão além do escopo dos pesquisadores e da equipe médica.

O objetivo da análise de dados em qualquer campo é tomar melhores decisões. À medida que os dados médicos são analisados, uma melhor tomada de decisão e um planejamento estratégico informado pelos profissionais de saúde leva a uma maior satisfação e recuperação do paciente.

Ainda há brechas na implementação desse processo, como leis, acurácia dos dados, entre outras coisas. Mas é inevitável que uma solução melhor para a saúde será adquirida pela análise eficaz dos dados e do monitoramento constante.

 

Aerodinâmica para Dummies

https://hackaday.com/2020/07/11/aerodynamics-for-dummies/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse video, que está em inglês, é uma pequena introdução aos conceitos-chave de aerodinâmica. De forma simples e divertida é uma boa forma de introdução a conceitos não muito fáceis de explicar. Bom Aprendizado!

 

Fazendo Placas de circuito impresso de forma fácil

https://hackaday.com/2020/07/10/making-pcbs-the-easy-way/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Se você já tentou fazer uma PCB em casa sabe o quanto é complicado ter que descobrir as coisas fazendo. Pensando nisso, o video abaixo mostra uma série de considerações para que se evite o final infeliz.

Além do vídeo você pode conferir o guia que o autor fez nesse link http://debreuil.com/blog/pcbs/scratch-milling-pcbs-at-home/ . Aqui https://hackaday.com/2018/01/04/guide-why-etch-when-you-can-mill/ você encontra mais algumas dicas.

 

Extras

7 estratégias para promover a colaboração na crise

https://hbr.org/2020/07/7-strategies-for-promoting-collaboration-in-a-crisis 

Com o advento da pandemia destaca-se a importância da colaboração eficaz para o sucesso comercial em longo prazo. Particularmente numa crise, as empresas precisam reunir especialistas com perspectivas únicas e multifuncionais para resolver problemas complexos que mudam rapidamente e possuem complicações posteriores. O artigo aborda 7 formas que podem ser adotadas para melhorar a colaboração e mitigar as situações menos favoráveis do cenário.

 

App da Sermana - Every Circuit

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.everycircuit.free 

 


 

 

Esse é mais um dos softwares de eletrônica que podem salvá-lo em uma situação difícil. Possui acesso a formulas, simulações entre outras coisas que tornam o aprendizado de eletrônica mais simples e ao alcance do celular.

 

 

Livro da Semana

Art and Fear: Observation on the perils (and rewards) of Artmaking

https://amzn.to/3fGw9IA 

O livro acima explora a maneira como a arte é executada, as razões pelas quais não são e a natureza das dificuldades que levam muitos artistas a desistem no caminho. Os autores, David Bayles e Ted Orland, são dois artistas que trabalham diariamente, lidando com os problemas de fazer arte no mundo real.

Suas ideias e observações, extraídas de experiências pessoais, fornecem uma visão incisiva do mundo da arte. Um livro de muitos insights seja você empreendedor ou artista, ou ainda qualquer pessoa que deseja levar um sonho adiante, você encontrará respostas nesse livro por quem lida cotidianamente com esse tipo de situação.