Escrito por: Marcos de Lima Carlos

 

Projetos

Customização de teclas com modelos 3D

https://hackaday.com/2020/08/15/keycap-customizer-brings-all-your-caps-to-the-board/

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse artigo é especialmente para os makers. Com a evolução das impressoras 3D, a resolução permite que as teclas (keycaps em inglês) sejam produzidas em casa. O artigo fala sobre um script de customização de teclas para OpenSCAD. Se você não conhece OpenSCAD não tem problema. No artigo existe um link para um tutorial de primeiros passos (em inglês) que permitirá a você aprender do zero. Agora é só começar!

 


 

Imprimindo um suporte em 3D para PCB

https://hackaday.com/2020/08/14/single-piece-3d-printed-pcb-vise/

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O mais legal desse suporte é que ele é uma única peça impressa continuamente. Exige um pouco de perícia a impressão e o suporte é muito parecido com uma morsa para segurar pequenos objetos. O autor do projeto fez uma mola com PLA utilizando uma geometria muito bacana. O video abaixo descreve as partes críticas da impressão e o projeto passo a passo para que você possa fazê-lo em casa.

Video do projeto - https://youtu.be/T9TX8wILDPk 

 


 

Carregando Adesivos fluorescente com Luz Ultravioleta

https://hackaday.com/2020/08/15/helmet-decal-charger-keeps-them-ready-to-glow/

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Quando os bombeiros estão combatendo um incêndio a localização entre eles fica prejudicada devido a fumaça. Para ajudar na localização e no destaque, utiliza-se decalques fluorescente em seus capacetes e roupas. Como esses capacetes e roupas passam muito tempo no escuro e fluorescência perde o seu efeito. Esse projeto é um "carregador portátil" com leds UV para encher os adesivos de fótons em questão de minutos. E embora os materiais flourescente sejam carregados com qualquer tipo de luz, a luz UV os carregam mais rápido.

 

Tecnologia e Cultura

Reduzindo a complexidade para conexões remotas para sensores com I2C e SPI

https://www.electronicsforu.com/new-products/reduced-complexity-for-remotely-connecting-i2c-and-spi-sensors

Esse artigo aborda formas de economia de código e design de projetos para sensores remotos utilizando SPI e I2C. Soluções de circuitos integrados, ligações e estratégias para redução de complexidade/custos no seu projeto.

 


 

Aplicando containeres em ferramentas para facilitar a entrega de software

https://www.embedded.com/containerizing-toolchains-to-streamline-customer-deliveries/

Uma das coisas mais chatas do projeto é aquele famoso "na minha máquina funciona". Uma das formas de se evitar isso em desenvolvimento é o uso de contêineres para aplicações e eliminar esse "stress" na hora de homologação e entrega. Esse artigo aborda um pouco sobre contêineres e suas aplicações práticas na área embedded. Se você é um desenvolvedor vale muito a pena ler.

 


 

O que é um LCD

https://www.electronicsforu.com/resources/learn-electronics/lcd-liquid-crystal-display-basics

Tela de cristal líquido ou LCD é um dispositivo eletrônico plano geralmente usado como tela em televisores, computadores, smartphones e painéis de exibição para a produção de imagens estáticas e móveis. Como o nome diz, o LCD é composto de partículas de cristal líquido. Os cristais líquidos geralmente não emitem luz por conta própria, mas são iluminados por uma luz de fundo fluorescente. Os cristais líquidos foram descobertos em 1800 e, nos anos seguintes, passaram por várias modificações que os consideraram adequados para uma ampla variedade de aplicações.

 


 

Extras

Comece a parar rápido

https://hbr.org/2020/09/start-stopping-faster

Você costuma ter muitas ideias de projeto? Trabalha com inovação? Esse artigo mostra uma inteligência de processos sobre o que você precisa considerar quando faz algum tipo de processo de inovação ou testes dentro da sua empresa. Vale a leitura!

 


 

App da Semana - R studio

https://rstudio.com/

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O R Studio é um software gráfico para a linguagem de programação R, que é multi-paradigma, porém com ênfase em programação funcional. O R é frequentemente utilizado em análise estatística e BIG DATA. É simples, fácil de utilizar, open-source e possui ampla aceitação no mercado. É um excelente software para melhorar a análise de dados e oferecer insights sobre possíveis soluções.

 


 

Leitura da Semana

Ócio Criativo - Domenico de Masi

https://amzn.to/2ZZBvbW

Em O Ócio Criativo Domenico De Masi elabora não apenas os temas da sociedade pós-industrial, do tempo livre e da criatividade, como também as questões da globalização, do desenvolvimento sem emprego, da feminilização, do declínio das ideologias tradicionais e dos sujeitos sociais emergentes.

A conversa tem como pano de fundo uma profunda insatisfação com o modelo social elaborado pelo Ocidente, sobretudo pelos Estados Unidos, centrado na idolatria do trabalho, do mercado e da competitividade. A este é contraposto um novo modelo com as seguintes premissas: