Escrito por: Marcos de Lima Carlos

Projetos

Controle Remoto baseado em Arduino com IR para controlar até 8 dispositivos

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/ir-remote-device-controller-eight-devices 

Este é um daqueles projetos simples com um arduino com controle remoto infra-vermelho para acionamento de dispositivos. É um projeto simples, prático e eficaz para quem deseja uma automação simples e rápida.

 

Automatizando a seleção de produtos por cores

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/automated-product-sorting-by-colour 

Outro projeto simples para automação rápida. Neste exemplo é utilizado um arduino, um sensor apds9960 para identificar as cores e um servo motor como separador. Dentro de uma biblioteca pronta para o sensor, o autor deixou pronto um projeto em que objetos são separados por cores de maneira simples e rápida.

 

Teclado e mouse wireless com arduino

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/wireless-3d-mouse-keyboard 

Vimos diferentes tipos de dispositivos de interface humana (HID), como mouse e teclado. Em versões mais antigas do mouse, sensores ópticos eram usados para detectar movimento em relação a uma superfície, portanto, eles exigiam uma superfície lisa para funcionar corretamente. Eles poderiam trabalhar em apenas duas coordenadas. Neste projeto o autor explora os 3 eixos para construir um protótipo onde você poderá controlar as coisas apenas com o movimento das mãos.

 

Tecnologia e Cultura

PicoRio Vs RaspberryPI

https://riscv.org/2020/09/picorio-for-risc-v-like-raspberry-pi-for-arm/ 

Com a arquitetura aberta RISC-V vem chegará também as vantagens. A proposta da PicoRio é rivalizar com a Raspberry Pi trazendo muito mais recursos por um preço acessível que não sabemos ainda qual é. A PicoRio encontra-se em fase de projeto no laboratório do intituto Tsinghua-Berkeley Shenzhen. Eles clamam por uma placa totalmente open source. Vale a pena acompanhar esse projeto.

 

Segredos de uma bateria de Laptop

https://www.electroschematics.com/laptop-battery-secrets-part-1/ 

Esse artigo é daqueles que você poderá ficar feliz por tê-lo encontrado. Ele fala sobre dicas e truques, eletrônicos é claro, que podem ser feitos com uma bateria de modo a tirar o melhor dela.

 

ATmegaZero - Uma placa arduino baseada nos Raspberry Pi zero

https://www.cnx-software.com/2020/09/10/buy-atmegazero-arduino-raspberry-pi-zero-board/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O ATmegaZero é um arduino Leonardo numa placa compatível com o Raspberry Pi Zero. Ele carrega um microcontrolador ATmega32U4 e custa U$24.99 mais o custo de envio. É mais salgado em relação a uma RaspBerry PI Zero, mas brinquedo é brinquedo! Ainda há um suporte para colocar um ESP8266 ESP-01e ter uma conexão wifi!

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Extras

A melhor abordagem para enfrentar doenças crônicas

https://hbr.org/2020/09/a-better-approach-to-fighting-chronic-diseases 

Esse artigo ressalta a importância da administração para Doenças Crônicas não Transmissíveis, como diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e condições respiratórias crônicas em meio a pandemia do ponto de vista econômico e humano. Estima-se que esse tipo de doença custará aproximadamente U$ 30 trilhões nos próximos 20 anos. Mesmo para países economicamente desenvolvidos a conta pesa. Aqui está uma abordagem do ponto de vista administrativo de como as pessoas e governos podem lidar com esse tipo de situação.

 

App da Semana – Octave

https://www.gnu.org/software/octave/ 

GNU Octave é uma linguagem computacional, desenvolvida para computação matemática. Possui uma interface em linha de comando para a solução de problemas numéricos, lineares e não-lineares, também é usada em experimentos numéricos. Faz parte do projeto GNU, é um software livre sob os termos da licença GPL. Foi escrito por John W. Eaton. Possui compatibilidade com MATLAB, possuindo um grande número de funções semelhantes.


 

 

Leitura da Semana

Antifrágil - Nicholas Taleb

https://amzn.to/3luYlAG 

Assim como ficamos fisicamente mais fortes quando submetidos à tensão, muitas coisas se beneficiam do estresse, da desordem e da volatilidade. O que Taleb identificou e chama de antifrágil não só tira proveito do caos, como precisa dele para sobreviver e florescer. O antifrágil está além do resiliente e do robusto. Estes resistem a choques e permanecem os mesmos; o antifrágil, por sua vez, se torna cada vez melhor. Além disso, ele é imune a erros de previsão e está protegido de eventos adversos. Extremamente ambicioso e multidisciplinar, Antifrágil é sobre como se comportar - e prosperar - em um mundo cheio de imprevistos. Erudita e espirituosa, a mensagem de Taleb é revolucionária: o que não é antifrágil certamente sucumbirá.