Escrito por: Newton C. Braga

Como de costume, todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

ESP32 Talking Clock

https://www.electronicsforu.com/electronics-projects/prototypes/esp32-talking-clock  

 


 

 Embora esse seja um projeto simples, a construção é bastante engenhosa. Utilizando um ESP32, um RTC e alguns outros gadgets esse relógio é um projeto simples de realizar e com peças prontas. O autor do projeto utiliza uma biblioteca em python para conversão em texto a fim de gravar os arquivos MP3 que ele utiliza para falar as horas. Confira o resultado no vídeo abaixo.

Video - https://youtu.be/ryscF5IYixQ 


 

As batatas do Doom

https://hackaday.com/2020/10/13/the-potatoes-of-doom/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Esse é um projeto interessante para uma feira de ciências. Utilizando uma bateria feita com batatas o autor do projeto conseguiu rodar o Doom (se você não conhece esse jogo ele é um clássico dos anos 90) com eletrodos de zinco e cobre. O mais legal desse projeto é a audácia de como ele foi construido para alimentar uma raspberry pi zero!

Videohttps://youtu.be/KFDlVgBMomQ 

 


 

Arduino Ethernet

https://www.electroschematics.com/arduino-ethernet/ 

 


 

 

Oferecer uma porta ethernet no arduino não significa que você irá controla-lo de forma fácil e simples. O destaque deste artigo é um software de conversão serial/ethernet que emula uma porta serial em diferentes sistemas operacionais (windows e linux/derivados) e oferece ao usuário uma porta serial exatamente como o sistema operacional oferece, com a diferença de estar num dispositivo serial/ethernet.

 


 

Tecnologia e Cultura

Cartões de Crédito com Biometria

https://www.electronicsforu.com/new-products/cost-efficient-biometric-cards-to-enable-secure-contactless-payments 

 


 

 Pagamentos com biometria integrados a um sensor num cartão de crédito tornam os mecanismos de pagamentos mais convenientes, seguros e higiênicos em relação a digitar uma senha na máquina. Embora tecnologias como NFC sejam mais desejadas, nem todo mundo possui hoje um smartphone com NFC. Pensando nisso a Infineon patenteou uma tecnologia de cartões com biometria de custo-benefício bom e escalável.

 


Software open-source para webconferência com extensão de wifi

https://hackaday.com/2020/10/10/long-range-wifi-broadcasts-open-source-video-conferencing/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Todos nós gostamos dos dispositivos sem fio para comunicação. Embora as tecnologias existentes sejam de baixo alcance, existem pessoas discutindo qual é a melhor maneira de estender esses serviços. Um desses usuários fez um serviço de web conferência em um condomínio via wifi utilizando uma antena tplink de 10dbi e criando um software open-source chamado trango. Ele pode funcionar na rede local, sem a necessidade de internet, com compartilhamento de arquivos. Tudo isso com um bom alcance.

 


 

Mudanças no kernel 5.9 do linux

https://www.cnx-software.com/2020/10/12/linux-5-9-release-main-changes-arm-mips-risc-v-architectures/ 

Para quem desenvolve em linux para sistemas embarcados, a lista de mudanças e suporte do kernel 5.9 pode vir a ser interessante. Isso inclui uma série de dispositivos e drivers para arquiteturas que não existiam anteriormente. A lista encontra-se no link desta noticia.

 


 

Extras

3 maneiras de melhorar a prospecção de vendas quando o futuro é incerto

https://hbr.org/2020/09/3-ways-to-improve-sales-forecasts-when-the-future-is-unclear 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Neste artigo encontram-se 3 itens que podem ajudá-lo a prever melhor o futuro do seu negócio quando as coisas estão incertas. Isso torna as coisas mais conscientes e pode colocá-lo em ordem com relação a previsibilidade dos processos e melhoras.

 


 

App da Semana – Fritzing

https://fritzing.org/ 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Embora seja um software pago, o fritizing custa apenas 8 euros. É um software simples de mexer e feito para quem está entrando no mundo da eletrônica. Além disso o site possui vários projetos compartilhados com licença de uso geral.

 


 

Leitura da Semana

Fora de Série - Malcom Gladwell

https://www.amazon.com.br/Fora-série-Outliers-Descubra-algumas-ebook/dp/B00B0WJIF0/ref=pd_ybh_a_12?_encoding=UTF8&psc=1&refRID=B81KFFG4Z9SMGYTE0HWK 

O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de "fora de série"?

Costumamos acreditar que trajetórias excepcionais, como a dos gênios que revolucionam o mundo dos negócios, das artes, das ciências e dos esportes, devem-se unicamente ao talento. Mas neste livro você verá que o universo das personalidades brilhantes esconde uma lógica muito mais fascinante e complexa do que aparenta.

Baseando-se na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, Malcolm Gladwell mostra que ninguém "se faz sozinho". Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Esses são os indivíduos fora de série – os outliers.

Para Gladwell, mais importante do que entender como são essas pessoas é saber qual é sua cultura, a época em que nasceram, quem são seus amigos, sua família e o local de origem de seus antepassados, pois tudo isso exerce um impacto fundamental no padrão de qualidade das realizações humanas. E ele menciona a história de sua própria família como exemplo disso.

Aqui você saberá também de que maneira os legados culturais explicam questões interessantes, como o espantoso domínio que os asiáticos têm da matemática e o fato de o número de acidentes aéreos ser significativamente mais alto nos países onde as pessoas se encontram a uma distância muito grande do poder.