Escrito por: Marcos de Lima Carlos

Projetos

Controle seu arduino com comandos de voz

https://randomnerdtutorials.com/control-your-arduino-with-voice-commands/ 

Utilizando uma interface arduino, o autor desse artigo elabora um mecanismo de controle por voz utilizando uma comunicação bluetooth e um software chamado MIT app inventor. O software do MIT app inventor pode ser baixado nesse link http://appinventor.mit.edu/ .

Video - https://youtu.be/TEKQUMzg6UY 

 


 

Comunicação MQTT com as placas Nano 33 e Wemos D1

https://www.instructables.com/MQTT-Communication-With-the-Nano-33-IoT-WeMos-D1-B/ 

Esse artigo lhe explicará tudo o que você precisa saber sobre comunicação MQTT e como utilizá-la em dispositivos. O exemplo do video abaixo um arduino nano 33 IoT e um WeMos D1 mini para fazer a comunicação com o servidor.

Video - https://youtu.be/lK4v-6xzSEA 

 


 

Faça sua caixa de Cura UV com controle inteligente

https://hackaday.com/2020/03/17/a-smart-controller-for-your-diy-uv-cure-box/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

As impressoras 3D em resina ficaram baratas o suficiente para serem adquiridas por iniciantes e hobistas. Porém para obter bons resultados você precisará de uma máquina para curar suas impressões com luz UltraVioleta. Esse projeto aborda uma solução barata e maker para que você possa contruí-la em casa.

Video - https://youtu.be/IiPcLKra-b4 

 


 

Tecnologia e Cultura

Theia-ide

https://theia-ide.org/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse software open-source parece muito com o Visual Studio Code. A grande vantagem dele é que você pode instalá-lo em uma raspberry pi e programar diretamente no browser.


 

Nvidia Jetson Nano Development Kit

https://www.cnx-software.com/2020/10/06/nvidia-jetson-nano-2gb-developer-kit/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse brinquedo de gente grande custa apenas 99 dólares. Visando projetos em AI e projetos que envolvem processamento computacional por GPU é uma excelente alternativa de baixo custo para projetos que exigem processamento. Confira mais no video abaixo:

Video - https://youtu.be/dVGEtWYkP2c 

 


 

Como fazer um screenshot no Raspberry Pi over SSH

https://www.cnx-software.com/2020/09/10/how-to-take-a-remote-screenshot-in-raspberry-pi-over-ssh/ 

Esse artigo explica como fazer um screenshot da tela de comando de um raspberry pi por ssh. De brinde ensina a criar um script automatizando toda essa tarefa. Vale a pena conferir.


 

Extras

O que os seus indicadores de desempenho estão realmente medindo?

https://hbr.org/2020/09/what-are-your-kpis-really-measuring 

Pra quem gosta de performance é importante entender o que os indicadores de desempenho medem. Esse artigo tem uma abordagem prática do ponto de vista administrativo sobre esses indicadores.

 


 

App da Semana - Library IO

https://library.io/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Essa é uma plataforma mantida pela Autodesk. Possui uma série de integrações e um guia para iniciantes. O melhor de tudo: via web.

 


 

Leitura da Semana

Types and Programming Languages - Benjamin C Pierce

https://amzn.to/2Ht20jA 

 


 

Um sistema de tipos é um método sintático para verificação automática sobre a ausência de certos comportamentos errôneos. O estudo de sistemas de tipo - e de linguagens de programação de uma perspectiva teórica de tipo - tem aplicações importantes em engenharia de software, design de linguagem, compiladores de alto desempenho e segurança. Este texto fornece uma introdução abrangente aos sistemas de tipos em ciência da computação e à teoria básica das linguagens de programação. A abordagem é pragmática e operacional; cada novo conceito é motivado por exemplos de programação e as seções mais teóricas são orientadas pelas necessidades de implementações.