Escrito por: Marcos Lima Carlos

Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos. 

 

Projetos

Mini CNC com eixo horizontal e reaproveitamento de drives de CD

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Essa mini-CNC feita com sucata de drives de CD/DVD/etc. possui um eixo horizontal fixo. Embora ela seja pequena a ideia do projeto para fazer coisas simples e de tamanhos pequenos é uma boa. A grande vantagem dela é o baixo custo, onde tudo pode ser reaproveitado. Confira na imagem abaixo o funcionamento.

 


 

 

 

Nova biblioteca JPEG para arduino tem foco em velocidade

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Trabalhar com gráficos em microcontroladores sempre significou focar em aproveitar ao máximo recursos limitados. Isso no passado, quando os microcontroladores tinham 8 bits, eram utilizados truques para fazer uma série de malabarismos. Atualmente com microcontroladores em 32 bits e com mais RAM as coisas mudam de cenário e as bibliotecas antigas podem não ser tão eficientes assim. Foi nesse cenário que foi desenvolvida a biblioteca JPEGDEC.

Confira nesse link ( https://bitbanksoftware.blogspot.com/2020/08/optimizing-jpeg-decoding.html ) um post que o autor da biblioteca escreveu sobre as otimizações feitas.

 

Interruptor sem contato utilizando arduino


 

Esse simples projeto segue a linha para evitar contatos devido a covid 19. Logo um sistema que não precisa de toque para ser acionado é extremamente útil. Utilizando um sensor de cores, um relay para acionamento de cargas e um arduino nano, cria um acionador de cargas sem contato físico. Confiram no link (https://www.youtube.com/watch?v=8RzOQ5D5DTA&feature=youtu.be) o resultado do projeto.

 

Tecnologia e Cultura

Junções de madeira complexas, graças a um novo software com funções interativas


| Clique na imagem para ampliar |

 

Para quem gosta de carpintaria esse é um daqueles posts em que você simplesmente fica boquiaberto. Tsugiti é um software em que você pode simplesmente desenhar e fabricar junções de alta complexidade, que são geralmente para materiais em madeira baseado na famosa carpintaria japonesa. Confira no link abaixo o video da fabricação de um tipo dessas junções.

https://www.youtube.com/watch?v=a4jNpHJ9lp0&feature=youtu.be 

 

Nova placa Orange PI 2 roda Linux ou Android 10

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

A nova orange pi receberá suporte para Android 10 e linux. De acordo com o post original, a nova orange pi zero 2 vem com um processador de 1,5Ghz, Bluetooth 5.0, 1 USB 2.0, micro hdmi. Tudo isso a módicos U$15,99 dólares mais o frete.

 

Lançamento de NanoSatélites para a realização de sensoreamento remoto


 

 

A agencia espacial Europeia lançou 42 nano satélites a bordo do foguete Vega, que decolou da guiana francesa em 2 de setembro de 2020. O PICo-Satélite para Observações de Ciências Atmosféricas e Espaciais (PICASSO) é um dos nanosatélites lançados que carrega consigo uma tecnologia de sensoriamento remoto de última geração, desenvolvida e construída pelo Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia Ltda. Ele permitirá medições científicas a serem tomadas nas camadas superiores da atmosfera.

 

Extras

Dinâmica do Círculo de Responsabilidades

A dinâmica do circulo de responsabilidades é um recurso de metodologias ágeis para resolver determinados tipos de problemas relacionados a atribuição de tarefas. Nesse artigo o autor explica esse recurso administrativo voltado ao método Scrum de forma simples e objetiva.

 

App da Semana - HSCOPE

Torne seu Osciloscópio USB em um osciloscópio portátil com este aplicativo.

Hardware suportado:

HS10X (DIY Oscilloscope http://www.martinloren.com/hs10x-diy-oscilloscopes )

Hantek 6022BE/BL

SainSmart DDS120

Rocktech BM102

Voltcraft DSO 2020

ARMFLY AX-Pro

Hantek PSO2020

Hantek 1008

Hantek iDSO1070 / Saluki MO1072

Instrustar ISDS205A

Owon VDS1022

Loto OSC482

Loto OSC802

 

Leitura da Semana

A lógica do Cisne Negro - Nassim Nicholas Taleb


 

Neste livro fascinante, Taleb mostra que, ao contrário do que defende a maioria dos economistas, estamos constantemente à mercê do inesperado. A estes acontecimentos imprevisíveis o autor dá o nome de Cisne Negro (animal que se considerava inexistente até ser visto, pela primeira vez, inesperadamente, na Austrália, no século XVII).Um Cisne Negro é um evento com três características altamente improváveis: é imprevisível, ocasiona resultados impactantes e, após sua ocorrência, inventamos um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável. O sucesso surpreendente do Google foi um cisne negro, assim como o 11 de Setembro. Para Nassim Nicholas Taleb, os cisnes negros são a base de quase tudo o que acontece no mundo, da ascensão das religiões à nossa vida pessoal. Por que não reconhecemos o fenômeno antes que ele ocorra? Parte da resposta, segundo o autor, deve-se ao fato de, em geral, os seres humanos se limitarem a aprender conteúdos específicos em vez de adquirir sabedoria em diversas áreas do conhecimento. Concentramo-nos no que já sabemos e evitamos cada vez mais o desconhecido. Somos, portanto, incapazes de enxergar as oportunidades e nos tornamos vulneráveis ao impulso de sempre simplificar, categorizar e não valorizar quem imagina o impossível. Enquanto isso, grandes eventos surpreendem a todos e transformam a sociedade. Nesta obra, Taleb oferece ferramentas que nos permitem lidar com os cisnes negros e tirar proveito deles. Com análises que transitam em áreas aparentemente distintas - teoria das probabilidades, negócios, ciências cognitivas etc. - A lógica do Cisne Negro mudará sua visão de mundo.