Escrito por: Marcos de Lima Carlos

Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Mini Replica de um DEC-PDP11 com ESP32

https://www.cnx-software.com/2021/01/27/mini-replica-of-dec-pdp-11-computer-runs-2-11-bsd-unix-on-esp32-soc/ 

 

 


 

 

Os relativamente populares minicomputadores de 16 bits da Digital Equipment Corporation (DEC) PDP-11 começaram a ser vendidos na década de 70 e ainda estavam disponíveis no início dos anos 90. Enquanto estava preso na Europa devido às restrições do COVID-19, Jeroen Domburg (também conhecido como Sprite_tm) decidiu projetar uma pequena réplica de um terminal DEC VT102 PDP-11 baseado em ESP32 sem fio SoC e rodando 2.11 BSD UNIX através do emulador SimH PDP11.

 

Interfaceando um Z80 com raspberry pi

https://hackaday.com/2021/02/09/interfacing-a-z80-cpu-with-the-raspberry-pi/ 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O Z80 foi um grande negócio nas décadas de 1970 e 1980 e, embora não seja mais uma arquitetura dominante hoje, seu legado continua vivo, e as linhas de dados do Z80, bem como o relógio, são conectados ao Raspberry Pi por meio de vários expansores GPIO MCP23017. As linhas GPIO do Pi não são conhecidas por sua velocidade, é claro, e usar expansores por meio de I2C também não é exatamente rápido. No entanto, a velocidade não é necessária, pois o relógio só vai tão rápido quanto o Raspberry Pi deseja, já que está controlando o relógio junto com todo o resto. Há também um LCD para visualizar o status do Z80s, junto com algumas luzes piscantes adequadas à época. Essa configuração permite que o Pi execute código diretamente no próprio Z80, enquanto gerencia a RAM da CPU em sua própria memória, tudo por meio de um script Python.

 

ESP32 - OTA(over the air) com arduino ide

https://lastminuteengineers.com/esp32-ota-updates-arduino-ide/ 

A programação OTA permite atualizar / carregar um novo programa para ESP32 usando Wi-Fi em vez de exigir que o usuário conecte o ESP32 a um computador via USB para realizar a atualização. A funcionalidade OTA é extremamente útil no caso de nenhum acesso físico ao módulo ESP. Ele ajuda a reduzir o tempo gasto para atualizar cada módulo ESP no momento da manutenção. Esse artigo explica como utilizar esse recurso numa IDE arduino.

 

Tecnologia e Cultura

Acerca de algumas pequenas placas para USB-C

https://cnx-software.com/2021/02/02/some-really-tiny-usb-c-boards-mangogeek-dual-serial-usb-board-and-ant2-lipo-charger/ 

As vantagens mais elogiadas da porta USB Type-C são que ela é reversível, permite um carregamento mais confiável e mais rápido e recursos extras, como o modo DisplayPort alt. Mas também é tão pequeno quanto a porta micro USB, e deparei com duas placas realmente pequenas com um conector USB-C: placa do carregador Ant2 LiPo e uma placa de depuração TTL para USB da MangoGeek com duas portas seriais.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

ESP32 vs ESP8266 - qual escolher?

https://www.electronicshub.org/esp32-vs-esp8266/ 

Esse artigo explica exatamente a diferença entre ESP32 e ESP8266, que são dois chips SoC da Expressif. Também aborda qual deles pode ser mais indicado para o seu projeto.

 

O que faz uma boa antena?

https://hackaday.com/2021/01/24/what-makes-a-good-antenna/ 

Às vezes parece que as antenas e o design de RF são retratados como uma espécie de Arte Negra, a preservação exclusiva de um grupo iniciado de místicos de RF e fora do alcance de meros mortais. Na verdade, embora tenham seus momentos difíceis, é possível obter uma compreensão do assunto, e fazer isso é o assunto de um vídeo de [Andreas Spiess]. Intitulado “Como construir uma boa antena”, ele usa o projeto e a configuração de uma antena de plano de terra de um quarto de onda simples como uma alça para apresentar ao visualizador os tópicos principais.

Vídeo 1 - https://youtu.be/6cVYsHCLKq8 

 

Extras

O segredo para construir a resiliência

https://hbr.org/2021/01/the-secret-to-building-resilience 

A capacidade de se recuperar de contratempos é frequentemente descrita como a diferença entre pessoas bem-sucedidas e malsucedidas. Foi demonstrado que a resiliência influencia positivamente a satisfação e o envolvimento no trabalho, bem como o bem-estar geral, e pode reduzir os níveis de depressão. Mas a resiliência não é apenas um tipo de "coragem" interna solitária que nos permite recuperar. Uma nova pesquisa mostra que a resiliência também é fortemente possibilitada por relacionamentos e redes fortes. Podemos nutrir e desenvolver nossa resiliência por meio de uma ampla variedade de interações com pessoas em nossa vida pessoal e profissional. Essas interações podem nos ajudar a alterar a magnitude do desafio que enfrentamos. Eles podem ajudar a cristalizar o propósito significativo no que estamos fazendo ou nos ajudar a ver um caminho a seguir para superar um revés - esses são os tipos de interação que nos motivam a persistir. Seus relacionamentos são amplos e profundos o suficiente para ajudar a apoiá-lo quando você passar por contratempos? Aqui está um exercício para ajudá-lo a pensar nisso.

 

Monitor de frequência cardíaca

https://play.google.com/store/apps/details?id=si.modula.android.instantheartrate&showAllReviews=true 

 

 


 

 

Esse app utiliza a câmera do celular para efetuar a medição da pulsação. Coloque a ponta do seu dedo indicador com a câmara do telefone e em um par de segundos, o HR será exibido. Um gráfico em tempo real irá mostrar todos os seu coração bater ritmo.

 

Leitura da Semana

O obstáculo é o caminho - Ryan Holiday

https://amzn.to/3tKxbdZ 

O que impede a ação favorece a ação. O que fica no caminho torna-se o caminho. As palavras do imperador Marco Aurélio, conhecido hoje como o último dos Cinco Bons Imperadores, são o ponto de partida para o livro de Ryan Holiday, que visa a ajudar o leitor, mais do que superar os problemas do cotidiano, a "virá-los de cabeça para baixo" e transformá-los em oportunidades. Discípulo de Robert Greene, autor do bestseller As 48 leis do poder, executivo e consultor da área de marketing, Holiday buscou inspiração nos ensinamentos de grandes líderes desde o Império Romano para mostrar como tirar proveito das adversidades em qualquer área da vida – pessoal, profissional, financeira – e tornar-se uma pessoa melhor, realizada e bem-sucedida.