Escrito por: Marcos Lima Carlos

Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Truques úteis com wifi no esp32

https://randomnerdtutorials.com/esp32-useful-wi-fi-functions-arduino/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse artigo é uma compilação de funções úteis para wifi no ESP32. É abordado os seguintes tópicos: escanear redes wifi, conectar a uma rede wifi, obter a intensidade de conexão wifi, verificar o status da conexão, reconectar-se a uma rede wifi depois que a conexão for perdida, statos do wifi, modos de wifi, obter o endereço IP do ESP32, definir um IP fixo entre outras coisas.

 

Ar condicionado inteligente com ESP8266

https://www.hackster.io/team-grandeur/smart-air-cooler-with-esp8266-614745 

Esse é um daqueles projetos interessantes para entender interfaceamento entre um ESP32 e um smartphone. Não é um projeto para iniciantes, mas se você for e tiver um pouco de paciência, poderá chegar ao mesmo resultado de forma satisfatória. Vale a pena conferir o link do projeto.

 

As plantas podem dobrar-se em direção a luz para auto-preservação?

https://hackaday.com/2021/03/04/can-plants-bend-light-to-their-self-preserving-will/ 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Um usuário teve uma ideia que pode parecer um pouco inocente, mas chegou a conclusões interessantes. A ideia é a seguinte: uma planta sofre ao definhar no canto de uma sala sem janelas. A sala tem exatamente uma luz no meio do teto - uma espécie de holofote reposicionável que só pode brilhar em qualquer um dos quatro cantos e é controlada por um gerador de números aleatórios. Um conjunto de divisórias garante que nenhuma luz vaze do quadrante para qualquer um dos outros. Utilizando uma Raspberry PI e um script python para gerar números aleatórios, o experimento em andamento ilumina uma determinada parte do quadrante a fim de obter respostas.

 

 


 

 

Tecnologia e Cultura

Verificando CNCs de baixo custo

https://hackaday.com/2021/01/02/checking-in-on-low-cost-cnc-machines/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Aqui está uma boa revisão de uma CNC de baixo custo. O video abaixo é um review bem completo para a CNC a venda por U$ 350. Não dá pra esperar muito, mas por esse preço (baixo para uma CNC), ela cumpre o que promete.

Vídeo  https://youtu.be/rAsG_LyIeSU 

 

Conheça o MegaProcessor

https://www.extremetech.com/extreme/231214-meet-the-megaprocessor-a-20khz-behemoth-cpu-you-can-actually-see-in-action 

 


 

Desde os primeiros dias da computação, cientistas e engenheiros têm se concentrado em construir máquinas que sejam menores, mais rápidas e menos caras do que a geração anterior. Agora, um britânico decidiu reverter essa tendência. James Newman, de Cambridge, revelou recentemente seu “Megaprocessador” completo - uma CPU totalmente funcional construída em escala humana, com LEDs que acendem em cada estágio do processo computacional para mostrar como os dados se movem através de um circuito. Vale a pena conferir o artigo se você deseja entender um pouco mais sobre eletrônica digital.

 

Construindo uma CPU de 8 bits para conhecer

https://hackaday.com/2021/01/02/build-an-8-bit-cpu-to-know-but-how-do-it-know/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Essa é uma daquelas implementações de conceitos malucas. Mas ela serve para aprender. Baseado no livro But how do it know? (https://amzn.to/3tVxPFi) de John C. Scott. O livro é um guia que esmiuça passo a passo a construção de um processador de 8 bits. A implementação desse projeto veio com um híbrido de 4 arduinos nano e um set lógico da linha 74HC (TTL). É um projeto interessante que pode ser conferido nesse link (https://github.com/patrickleboutillier/jcscpu-hmc) . A imagem abaixo e o video mostram o projeto.

Vídeo - https://youtu.be/HeYAtkbHvuQ?list=PLYE0XunAbwfDvfabOlNWLViRcMI54M6CR 

 

Extras

Teste de software é tedioso. A inteligência artificial pode ajudar

https://hbr.org/2021/02/software-testing-is-tedious-ai-can-help 

Hoje em dia, toda empresa é uma empresa de software. À medida que as empresas tentam acompanhar a pressa de criar novos softwares, enviar atualizações e testar o código ao longo do caminho, muitas estão percebendo que não têm mão de obra para acompanhar o ritmo e que novos desenvolvedores podem ser difíceis de encontrar. Porém, muitos não percebem que é possível fazer mais com a equipe que possuem, utilizando os novos avanços em IA e automação. A IA pode ser usada para corrigir bugs e ajudar a escrever código, mas pode ser a maior oportunidade de economia de tempo em testes de unidade, em que cada unidade de código é verificada - um trabalho tedioso e demorado. Usar a automação aqui pode liberar os desenvolvedores para fazer outro trabalho (mais lucrativo), mas também pode permitir que as empresas testem de forma mais ampla e completa do que fariam antes, abordando milhões de linhas de código - incluindo sistemas legados que foram construídos - que pode ter sido esquecido.

 

Gradeur – IoT

https://grandeur.tech/ 

Construir produtos conectados à Internet é um pé no saco, porque você tem que desenvolver seu próprio hardware, aplicativos voltados para o usuário e back-end. Embora todas as variáveis nesta equação sejam importantes e difíceis de manipular, o back-end é a noz mais difícil de quebrar e sempre acabamos usando os serviços dos principais provedores de serviços em nuvem para obter escalabilidade e robustez. Embora seu modelo de combinação e combinação pareça tentador, eles sempre aumentam a complexidade existente de seu sistema distribuído, porque não é tão simples quanto plug and play. Cada serviço que você adiciona à sua infraestrutura, como IoT core, pub / sub, banco de dados, armazenamento, autenticação ou funções sem servidor, requer sua própria configuração e tem seu próprio modelo de pagamento distinto, então você sempre acaba pagando muito enquanto ainda leva um tempo considerável para entrar no mercado.

 

Leitura da semana

O fim da infância - Arthur C. Clark

https://amzn.to/3cbQjJM 

Em plena Guerra Fria, enquanto russos e americanos se preparam para a corrida espacial, imensas naves surgem sobre as principais capitais do mundo, revelando um dos grandes mistérios da humanidade: O homem não está sozinho no universo.

Seus ocupantes, chamados de Senhores Supremos, dominam a Terra de forma pacífica e melhoram substancialmente as condições de vida. A ignorância, a guerra e a pobreza deixam de existir, dando início a uma era de ouro. Porém, uma dúvida assombra a humanidade: quais seriam os verdadeiros objetivos dos Senhores Supremos? Até quando suas políticas iriam coincidir com o bem-estar dos homens? As respostas para essas questões podem revelar uma verdade aterradora.