Escrito por: Newton C. Braga

Pesquisadores da Alemanha e Espanha anunciaram a criação de dispositivos semelhantes a transistores capazes de controlar a intensidade e a frequência de um sinal que passa através de uma estrutura de grafeno. Os dispositivos usam uma tensão para essa finalidade conforme detalha o artigo original publicado no Science Advances.

Trata-se de um enorme avanço para a eletrônica baseada em grafeno, já que o dispositivo poderia ser usado em aplicações de muito alta frequência como conversores para a faixa dos Terahertz (as ondas T estão chegando na 6G, como já noticiamos), mixers e também moduladores.

Os pesquisadores se basearam no fato de que o grafeno tem uma estrutura de bandas de elétrons, também conhecidas como cones de Dirac, que apresentam propriedades que faz com que portadores de carga neste material se comportem como partículas sem massa.

O resultado é uma mobilidade extremamente alta, da ordem de 200 000 cm2/Vs na temperatura ambiente, muitas vezes maior do que a do silício que é de 1 400 cm2/Vs. Isso levará a dispositivos baseados em grafeno tais como transistores, a serem muito melhores do que os existentes usualmente.

O que os pesquisadores descobriram é que se uma corrente ou onda de luz passa através do grafeno, a alta condutividade do material muda a frequência da corrente ou onda de luz de uma forma não linear em frequências que chegam à banda dos Terahertz.

Novos dispositivos que podem operar em frequências extremamente altas, como as exigidas pelas aplicações em banda T, especificamente a 6G podem ser beneficiar da tecnologia desenvolvida por esses pesquisadores.

 grafeno


 

 

 

Notícia original em inglês em: https://advances.sciencemag.org/content/7/15/eabf9809

.