Escrito por: Marcos de Lima Carlos

Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Como utilizar sensor de toque com arduino

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Esse é um artigo explicativo sobre como utilizar sensor de toque no arduino. Simples e prático, o autor explica as diferenças entre um sensor resistivo e capacitivo. Além de ler o artigo você pode assistir o video que o autor fez no link abaixo.

Assista ao vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=A_kDVXkyj8M

 

Utilizando o Google Assistant para controlar uma chave

Imagine ter todos os seus dispositivos conectados por meio de um assistente de voz inteligente, dando-lhe a capacidade de ligar ou desligar como desejar. Bem, você pode fazer exatamente isso. O artigo explica como você pode dar um comando ao google assistant para acionar uma chave com um ESP32.

 

Economize tempo em seus projetos de fonte ac-dc

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Como chegar ao mercado de forma mais rápida? Este é um desafio que toda empresa enfrenta, não importa seu tamanho. É ainda mais difícil se o gerente de engenharia for também responsável pelo projeto de hardware, firmware, etc. A situação fica ainda pior se o projeto em questão adotar uma tecnologia inovadora que busca diferenciar o produto por meio de novos recursos, maior eficiência, menor tamanho ou menor custo. O objetivo final de um novo projeto deve ser oferecer algo mais simples e eficaz, com benefícios significativos, mas o processo de chegar lá às vezes requer tempo para entender diferentes tecnologias e, como todos sabemos, tempo é igual a dinheiro na corrida para chegar ao mercado.

 

Tecnologia e Cultura

Um pouco sobre RISC-V na conferência Linux sobre embarcados de 2018

Alguns videos foram para o youtube da conferência de Linux Embarcados e OpenIoT de 2018. Vale a pena dar uma conferida no que eles falam principalmente sobre a arquitetura RISC-V.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/pxd93jb1OAk

 

Célula vestível(wearable) com biocombustível produz eletricidade


 

Não se pode negar que, nas últimas décadas, a miniaturização dos dispositivos eletrônicos deu grandes passos. Hoje, depois dos smartphones de bolso que poderiam envergonhar os computadores desktop antigos e uma infinidade de opções de conectividade sem fio, existe um tipo específico de dispositivo cujo desenvolvimento tem avançado continuamente: biossensores vestíveis. Esses minúsculos dispositivos geralmente devem ser usados diretamente na pele para medir biossinais específicos. Ao enviar medições sem fio para smartphones ou computadores, eles controlam a saúde do usuário.

 

Procurando padrões internacionais para IoT

“Por que não existe um padrão de segurança universal para IoT?” É uma pergunta muito comum que nosso grupo de soluções de IoT ouça um pouco de desenvolvedores de IoT, tomadores de decisão e pesquisadores especialistas, independentemente do nível de conhecimento que eles têm no tópico. E é justo, afinal, existem padrões para praticamente qualquer ambiente de tecnologia, então por que não a IoT? A resposta fácil é que a IoT é muito diversificada para ter um padrão definido. Embora seja verdade, isso não explica adequadamente o tópico com o nível de detalhes sutis que é garantido. Descobrimos que existem pelo menos três fatores de influência que impactam os padrões universais de IoT: heterogeneidade do dispositivo, padrões verticais específicos e conceitos arquitetônicos emergentes.

 

Extras

Uma lista de tarefas para ajudá-lo a crescer o seu time de vendas

As empresas com vendas crescentes, ou que enxergam potencial de aumento de receita, buscam logicamente aumentar o tamanho de sua equipe de vendas. Mas fazer isso não é tão simples quanto contratar o talento certo. As empresas precisam de um plano para ajustar os novos representantes de vendas à estrutura de vendas existente. Siga estas seis etapas para fazer isso direito.

 

ESPHome

O ESPHome é uma solução que contém muitas bibliotecas e automações simples para ESP32 e você o conecta praticamente em qualquer outro dispositivo. Se você deseja mexer com ESP32 para automatizar algumas coisas não deixe de dar uma olhada nesse projeto.

 

Leitura da semana

Games people play - Eric Berne

Você percebe que você e todas as pessoas que você conhece jogam jogos? O tempo todo? Jogos sexuais, jogos conjugais, jogos complexos dos quais você nem mesmo percebe enquanto faz sua vida normal? Você pode jogar jogos como ‘Alcoholic’; ou ‘A Mulher Frígida’ nos fins de semana, ou talvez ‘Não é horrível’ ou ‘Me chute’ enquanto você está no trabalho.

Publicado pela primeira vez na década de 1960 e reconhecido como uma obra clássica do gênero por profissionais, o best-seller ‘Games People Play’ também é uma leitura acessível e fascinante. É uma análise sábia, original, espirituosa e muito sensível dos jogos que jogamos para viver uns com os outros e com nós mesmos.