Escrito por: Marcos de Lima Carlos

Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Relógio digital diferente com arduino

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Depois de ser inspirado por um relógio bonito, embora caro, Ira Hart decidiu fazer um relógio impresso em 3D com 24 faces analógicas que se combinam para formar um display digital único. O dispositivo geral é controlado por um único Arduino Nano, que monitora o tempo usando um módulo RTC. Esta unidade coordena outros 24 arduinos Nanos em placas de transporte personalizadas, que por sua vez conduzem seu próprio pequeno relógio por meio de um par de motores de passo e um sistema de engrenagens.

Assista aos vídeos - https://youtu.be/2dgTDBvfCqc e https://youtu.be/ojEFLDAwa5w

 

Monitore a qualidade do ar com arduino


| Clique na imagem para ampliar |

 

Ter muitas pessoas em uma sala com ventilação insuficiente pode levar a condições inseguras e aumentar a probabilidade de compartilhamento de vírus transportados pelo ar. Usar o ThingSpeak para rastrear a qualidade do ar permite alertas ao vivo e a capacidade de visualizar tendências históricas. Com este monitor, você pode ver imediatamente a qualidade do ar local na faixa de LED de 8 pixels, pode verificar a qualidade do ar de ontem no ThingSpeak e pode até verificar a segurança da sala quando estiver longe.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/pSb61FUYCrE

 

Um robô que joga guitar hero

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Outrora uma mania popular, a maior parte do público vendeu ou escondeu seus instrumentos de videogame de plástico e se esqueceu de guitarristas como Guitar Hero e Rockband. Nunca tendo ficado muito satisfeito com suas partituras, Nick O’Hara decidiu criar um robô que pudesse tocar um controlador de Guitar Hero. Seria fácil usar transistores para acionar os botões ou até mesmo um Teensy para emular um controlador e fazê-lo jogar o jogo perfeito, mas Nick queria replicar como era realmente jogar. Então, depois de queimar um bom número de solenoides (ultrapassando a especificação) e aprender em pé, Nick lentamente começou a discar em seu robô, Jon Bot Jovi. O cérebro do bot é um Raspberry Pi executando algum código baseado em OpenCV que identifica manchas de cores diferentes. O feed de vídeo vem de um PS2 por meio de uma placa de captura HDMI. Os solenoides são acionados por meio de uma placa de driver de 8 canais, controlada pelo Pi. Embora tenha perdido algumas notas aqui e ali, adoramos ver o solenoide dedilhar rapidamente.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/htk6eXxpSNA

 

 

Tecnologia e Cultura

Ferramentas opensource que simplificam a programação em FPGA

Programar uma CPU é um processo bem conhecido. Até mesmo programar GPUs se tornou mais fácil com CUDA e OpenCL da Nvidia. Mas programar um FPGA (field programmable gate array) sempre foi considerado uma tarefa para designers de chips, não programadores. A cadeia de ferramentas Vitis da Xilinx e a OneAPI da Intel estão tentando mudar essa percepção. A notícia de que a Xilinx abriu o código-fonte do front-end Vitis HLS (síntese de alto nível) é outro impulso para democratizar o desenvolvimento de software para FPGAs.

 

Utilizando Linux em Aplicações críticas: É como misturar óleo com água?

Imagine um start-up com uma ótima ideia para uma aplicação crítica de segurança. Poderia ser um controlador industrial, talvez, ou um sistema de freio automotivo inovador, mas considere, por enquanto, o exemplo específico de um dispositivo médico de mudança de vida. Há um mundo de dor pela frente em buscar a aprovação do FDA nos EUA, enquanto o MDR da UE.

É provável que o orçamento seja apertado em tal situação, e a escolha do Linux é óbvia. Você pode baixá-lo em alguns minutos, e há uma internet cheia de conselhos, suporte e orientação. Não custa nada - sem taxa de instalação de desenvolvimento, sem licenciamento - e se você precisar de ajuda, há um grande pool de experiência de desenvolvedor para recorrer. O que poderia dar errado?

 

Misra C - escrevendo aplicações seguras e claras em C

Os desenvolvedores embarcados muitas vezes lamentam o fato de que nenhuma linguagem de programação é ideal para suas necessidades específicas. De certa forma, essa situação não é surpreendente, porque, embora muitos desenvolvedores estejam trabalhando em aplicativos incorporados, eles ainda são apenas um pequeno subconjunto da comunidade de programação mundial. No entanto, algumas linguagens foram desenvolvidas com o embutido em mente. Exemplos notáveis são PL / M, Forth e Ada, todos amplamente usados, mas nunca universalmente aceitos. Outras linguagens, como Rust, estão ganhando suporte, mas ainda não são populares. O compromisso, que foi adotado quase universalmente, é C. Como esse compromisso pode ser feito para funcionar de forma mais eficaz?

 

Extras

Utilizando IA para rastrear como os consumidores se sentem em tempo real

Os métodos mais comuns de rastrear os sentimentos do cliente têm um grande ponto cego: eles não conseguem captar respostas emocionais importantes. Como resultado, pesquisas qualitativas, como o Net Promoter Score, acabam perdendo um feedback extremamente importante. Mesmo que forneçam uma pontuação positiva, os clientes costumam revelar seus verdadeiros pensamentos e sentimentos nas caixas de comentários abertas, normalmente fornecidas no final das pesquisas, e a IA pode ajudar as empresas a usar esses dados valiosos para prever melhor o comportamento do cliente. Especificamente, há seis benefícios em adotar IA para analisar este feedback: pode 1) mostrar o que você está perdendo em suas pesquisas qualitativas, 2) ajudar a treinar seus funcionários com base no que é realmente importante para os clientes, 3) determinar as causas raízes problemas, 4) capturar as respostas dos clientes em tempo real, 5) detectar e evitar quedas nas vendas e 6) priorizar ações para melhorar a experiência do cliente.

 

Blynk - https://blynk.io/

A proposta da Blynk é simplificar o processo de desenvolvimento de IoT. Tendo grandes marcas no seu portifólio, utilizar o Blink pode trazer simplicidade e segurança ao seu projeto.

 

 

Leitura da semana

Flow - Mihaly Csikszentmihalyi

Durante mais de vinte anos, o renomado psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi pesquisou sobre o estado de concentração total e satisfação profunda. Seus estudos revelaram que o que torna uma experiência genuinamente agradável é o que ele chama de “flow” - um momento de completa concentração, em que estamos tão absortos em uma atividade que conseguimos alcançar um estado ideal de felicidade. Neste livro revolucionário, ele explica como esse mecanismo funciona no comportamento humano e o que podemos fazer para aprimorá-lo. Flow é um clássico sobre felicidade e uma das grandes contribuições à psicologia contemporânea.