Escrito por: Newton C. Braga

Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Chacoalhe a bola mágica para ver outros gifs

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um projeto interessante. A magic 8-ball é um brinquedo utilizado para adivinhação ou pedir conselhos. O autor do projeto deu uma repaginada no projeto. Com uma raspberry pi e uma impressão 3D ele trocou as mensagens por gifs animados. Veja no video abaixo os detalhes.

Clique aqui e assista ao vídeo - https://youtu.be/wDhnG030C2Q

 


 

Plotter com arduino

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse projeto utiliza o Arduino Mega2560 para ser capaz de exibir uma visualização de vídeo de 20 fps em uma tela LCD colorida. Quando o usuário pressiona um botão, o quadro atual é capturado e enviado para a plotadora de caneta. O algoritmo de plotagem é particularmente impressionante, com imagens processadas primeiro com compensação de histograma para maximizar o contraste. A caneta é então desenhada ao longo da página, linha por linha, e pressionada na página em quantidades variáveis, dependendo do valor da cor de cada pixel. Quanto mais escuro for o pixel, mais espesso será o traço feito pela caneta. Esta abordagem mais analógica produz uma imagem muito mais detalhada do que plotters mais básicos, que deixam uma marca ou não.

Clique aqui e assista ao vídeo

 


 

Dinâmometro Customizado

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Quando você constrói um motor Stirling e tem uma inclinação quantitativa, seria útil ter alguma forma de medir a potência de saída. Isso é trabalho para um dinamômetro, que o autor se propõe a construir em grande estilo. O dinamômetro precisa medir o torque e a velocidade de rotação de um motor enquanto varia a carga sobre ele, e este o faz com estilo. O transdutor de torque é completamente DIY, consistindo em bobinas enroladas à mão nas extremidades de um braço de alavanca longo que é conectado ao eixo de saída do motor em teste por um acoplamento magnético. As bobinas são livres para se mover dentro de um forte campo magnético, com um circuito PID controlando a corrente nas bobinas.

Clique aqui e assista ao vídeo

 


 

Tecnologia e Cultura

Arquitetura amr9 para foco em IA, Segurança e computação especializada

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 A Arm anunciou agora a primeira nova arquitetura em quase dez anos com Armv9 que se baseia no Armv8, mas adiciona blocos para inteligência artificial, segurança e “computação especializada” que são basicamente aceleradores de hardware ou instruções otimizadas para tarefas específicas. O artigo aborda as instruções específicas para lidar com cada tarefa.

 


 

Agora ficou mais fácil customizar as imagens em Raspberry PI OS

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 A nova versão do customizador da imagem da raspberry pi foundation permite mais customizações de imagens a usuários avançados. Isso facilita distribuições de imagens custom para usuários finais e é excelente para novos projetos.

 


 

Utilizando eGPU com um MiniPC

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Os mini PCs cresceram em popularidade em parte devido ao seu formato pequeno, oferecendo computação básica de baixa potência com portas suficientes para conectividade. No entanto, uma desvantagem é o seu desempenho gráfico limitado devido ao uso de CPUs com gráficos integrados, o que resulta em opções para jogar um pouco restritas e títulos ‘AAA’ normalmente impossíveis de jogar. Laptops de baixo custo geralmente compartilham a mesma desvantagem e uma das maneiras que os usuários têm atendido às suas necessidades gráficas é utilizando uma GPU externa (eGPU), no entanto, as disponíveis comercialmente são caras e requerem conexão através de uma porta Thunderbolt 3.

Infelizmente, poucos mini PCs chineses atualmente incluem uma porta Thunderbolt 3, no entanto, agora que eles começaram a incluir portas M.2 NVMe, isso criou a possibilidade de adicionar uma GPU usando um “adaptador PCIe x16 para M.2 NVMe”. Exemplos das várias opções disponíveis para usar uma GPU com um mini PC, incluindo as opções de configuração e impactos no desempenho, especialmente em jogos, são discutidos no artigo.

 


 

Extras

11 mitos sobre tomadas de decisão

De “Gosto de ser eficiente” a “Confio no meu instinto” a “Posso tomar uma decisão racional”, há uma série de mitos profundamente arraigados - e contraproducentes - que dizemos a nós mesmos sobre como tomamos decisões. Subjacentes a esses mitos estão três ideias comuns e populares que não nos servem bem: primeiro, como pessoas ocupadas, não precisamos investir tempo para tomar boas decisões. Em segundo lugar, somos seres humanos racionais, capazes de resolver cuidadosamente problemas espinhosos e de alto risco em nossas cabeças. Terceiro, a tomada de decisão é pessoal e não precisa envolver ninguém. Para combater esses preconceitos, o autor recomenda fazer uma pausa calculada para dar um passo atrás e olhar o quadro maior.

 


 

Arduino Irremote

Sabe aquele controle remoto de um equipamento antigo que você não usa mais? Agora você pode reciclá-lo e dar uma nova funcionalidade usando a biblioteca ArduinoIR Remote. Vale a pena dar uma conferida.

 


 

 

Leitura da Semana

Em busca de sentido - Viktor Frankl

O fundador da Logoterapia mostra aqui como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da logoterapia.