Escrito por: Marcos de Lima Carlos

Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

Utilizando um sensor de campo magnético GY-271 com Arduino

https://electricdiylab.com/how-to-use-gy-271-magnetic-field-sensor-with-arduino/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um artigo de implementação do sensor de campo magnético GY-271. Embora seja para arduino, não é muito complexo efetuar a implementação em raspberry pi e similares.


 

Tetris no game boy online multiplayer

https://hackaday.com/2021/05/10/tetris-for-game-boy-gets-online-multiplayer/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um daqueles projetos que você fala: Uau! O game boy foi lançado em 1989 com uma tela de LCD monocromático gráfico e alimentado a pilhas. Tetris é um jogo clássico. Porém quem imaginaria jogar multiplayer no gameboy pela internet? Naquela época já era possível jogar multiplayer, mas sem o advento da internet. Com um adaptador USB de código aberto o autor conseguiu conectar pela internet não apenas dois jogadores, mas múltiplos. Claro que o jogo pensa que há apenas 2, mas você pode conferir a explicação do autor no vídeo abaixo sobre como ele resolveu esse problema.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/KtHu693wE9o 


 

Jogue seus jogos favoritos numa raspberry pico

https://hackaday.com/2021/05/11/play-your-favorite-nokia-game-on-the-raspberry-pi-pico/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O famoso jogo da cobrinha (nibbles/snake) é um jogo clássico dos celulares Nokia/MS-DOS. Aqui está uma implementação numa raspberry pico em micropython com um display OLED de 128 por 64 e cinco push buttons. Veja no vídeo abaixo o resultado.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/5r_6mbYlLVo 


 

Tecnologia e Cultura

Como os chatbots estão permitindo uma mudança de paradigma para as organizações

https://www.electronicsforu.com/technology-trends/tech-focus/chatbots-enabling-paradigm-shift-organisations 

Os avanços na tecnologia aumentaram exponencialmente, o que trouxe uma revolução na interface do usuário, extraindo o máximo valor da inteligência artificial (IA) para aumentar a produtividade das empresas e aumentar sua receita. Nos últimos anos, as intensas inovações em aprendizado de máquina e outras tecnologias fundamentais, como processamento de linguagem natural, levaram a um uso incrivelmente difundido de chatbots ou agentes de conversação que facilitam a interação humano-para-robôs, que é a maior tendência móvel dominante da atualidade.

 


 

Coleta de dados alimenta a agricultura 4.0

https://www.embedded.com/data-harvest-feeds-agriculture-4-0/ 

Assim como a produção industrial fez a transição para o gerenciamento de dados, a agricultura agora está seguindo esse caminho. As empresas que tradicionalmente atendiam a segmentos industriais agora oferecem abordagens centradas em dados semelhantes para o setor agrícola, e estamos até vendo os fabricantes de equipamentos agrícolas se expandirem para a fabricação de equipamentos industriais. Embora a agricultura seja frequentemente caracterizada por um ambiente não estruturado em relação às indústrias de manufatura industriais tradicionais, a versatilidade das novas tecnologias centradas em dados está ajudando a agricultura a se tornar uma indústria que é pilotada da mesma maneira que a automotiva ou aeroespacial.


 

Shared File

https://www.embarcados.com.br/shared-file/ 

Shared File é o mecanismo IPC mais básico, que consiste simplesmente em manipular um arquivo comum com as operações básicas de open, write, read e close, com essas operações é possível inserir informações no arquivo e bem como realizar a leitura delas. Arquivos normalmente são usados para guardar diversos tipos de informação como configurações, logs, anotações entre outros, a figura baixo ajuda a ilustrar a comunicação entre dois processos por meio de uma arquivo.


 

Extras

Quando os consumidores preferem produtos de crowdfunded

https://hbr.org/2021/05/when-do-consumers-prefer-crowdfunded-products 

A pesquisa sugere que as empresas financiadas por meio de crowdfunding costumam ser vistas pelos consumidores como de melhor qualidade e menos elitistas do que produtos financiados por VCs ou outras formas mais tradicionais de financiamento inicial. Isso pode explicar por que a Amazon comercializa uma linha de produtos financiados pelo Kickstarter. O efeito não é universal, entretanto: onde a segurança é um problema, o julgamento dos consumidores comuns é menos valorizado do que a experiência dos investidores profissionais.


 

Lua RTOS ESP32

https://github.com/whitecatboard/Lua-RTOS-ESP32 

Lua RTOS é um sistema operacional de tempo real projetado para rodar em sistemas embarcados, com requisitos mínimos de memória FLASH e RAM. Atualmente Lua RTOS está disponível para plataformas ESP32, ESP8266 e PIC32MZ, e pode ser facilmente portado para outras plataformas de 32 bits.

 


 

Leitura da Semana

Aperte F5 - Satya Nadella

https://amzn.to/3zgmCRI 

Transformação. Essa é a palavra-chave que permeia todas as páginas deste livro. “Aperte o F5” aborda tanto a transformação pessoal pela qual passou Satya Nadella – atual CEO da Microsoft, que sucedeu Steve Ballmer e Bill Gates e teve que aprender a ser líder – quanto todas as mudanças de valores e estratégia de uma das empresas mais conhecidas e renomadas do mundo. Em meio a tudo isso, fala ainda da empolgante transformação tecnológica que estamos prestes a vivenciar: inteligência artificial, realidade mista e computação quântica não são mais conceitos restritos à ficção científica e prometem alterar completamente as relações entre pessoas e máquinas. Como a humanidade lidará com essas mudanças? Será que a desigualdade vai ser eliminada ou vai se agravar ainda mais? Qual o papel da Microsoft nesses tempos de inovação? E qual o papel do próprio Nadella como líder da empresa que pode revolucionar nossa vida? “Aperte o F5” traz as reflexões de um improvável mas dedicado líder em busca de melhorias – para ele próprio, para a Microsoft e para a sociedade, motivando líderes do mundo todo a pensar no futuro com novos olhos.