Escrito por: Marcos de Lima Carlos

Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Reconectando um ESP8266 após perder a conexão wifi

https://randomnerdtutorials.com/solved-reconnect-esp8266-nodemcu-to-wifi/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Este guia rápido mostra diferentes maneiras de reconectar a placa ESP8266 NodeMCU a uma rede Wi-Fi após uma conexão perdida. Isso pode ser útil se o ESP8266 perder temporariamente o sinal Wi-Fi; o ESP8266 está temporariamente fora do alcance do Wi-Fi do roteador; o roteador é reiniciado; o roteador perde a conexão com a Internet ou outras situações.

 


 

ESP32CAM pan/tilt com servidor de streaming

https://randomnerdtutorials.com/esp32-cam-pan-and-tilt-2-axis/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Neste projeto, iremos anexar o ESP32-CAM a um suporte panorâmico e inclinado com dois servo motores SG90. Com um suporte de câmera panorâmico e inclinado, você pode mover a câmera para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita - isso é ótimo para vigilância. O ESP32-CAM hospeda um servidor web que mostra streaming de vídeo e botões para controlar os servo motores para mover a câmera.

 

Cultivo hidropônico com 5 layers

https://nevonprojects.com/indoor-farming-hydroponic-plant-grow-tent-5-layer/ 

 


 

Além de exigir grandes espaços abertos, os métodos convencionais de agricultura exigem grandes quantidades de água para irrigação. Nosso sistema faz uso de abastecimento de água inteligente e sistema de drenagem, juntamente com fluxo de ar e luz solar artificial para um ambiente de cultivo perfeito. Nosso sistema permitiria a agricultura em todos os climas, conforme e quando necessário, para alimentos orgânicos cultivados em ambientes fechados.

 

Tecnologia e Cultura

Ferramenta gera tutorial diagrama PCB interativo no kicad

https://hackaday.com/2021/08/03/tool-generates-interactive-pcb-diagrams-from-kicad 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Quase todo mundo gosta de bons diagramas de pinagem, mas quanto mais pinos e funções estão envolvidos, mais confuso e menos útil o diagrama se torna. Para resolver isso, [Jan Mrázek] criou o Pinion, uma ferramenta para ajudar a gerar diagramas interativos a partir de arquivos de projeto KiCad. O resultado é um diagrama interativo que pode ser visualizado em qualquer navegador da web. Passar o mouse sobre um pino ou pad realça esses sinais com uma frase de destaque para o nome e clicar para deixá-lo realçado para uma referência mais fácil.

 


 

Material impresso em 3d pode substituir kevlar

https://hackaday.com/2021/07/29/3d-printed-material-might-replace-kevlar/ 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Antes de 1970, os coletes à prova de balas eram bastante duvidosos, com uma história que se estendia até os anos 1500, quando havia tentativas de fazer armaduras de metal à prova de balas. No século 20, existia o náilon balístico, mas foi necessário o kevlar para produzir roupas com proteção real contra o impacto de projéteis. Agora, um nanomaterial impresso em 3D pode substituir o kevlar.

 


 

Crie um dominó gigante com um robô

https://hackaday.com/2021/07/29/create-large-scale-domino-art-with-a-robot/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Criar grandes exibições de arte de dominó é um processo longo e enervante, em que bater em um único dominó pode significar começar do zero. Para automatizar o processo de criação desses monitores, uma equipe composta por [Mark Rober], [John Luke], [Josh] e [Alex Baucom] construiu o Dominator, um robô capaz de colocar 100.000 dominós em pouco mais de 24 horas.

Assista ao vídeo : https://youtu.be/8HEfIJlcFbs 

 


 

Extras

O uso da geometria na antiga babilônia

https://revistapesquisa.fapesp.br/o-uso-da-geometria-na-antiga-babilonia/ 

Essa é uma nota sobre referências do uso da geometria antiga na Babilônia com referências a artigos e livros.

 


 

Home Assistant

https://www.home-assistant.io/ 

Automação residencial de código aberto que coloca o controle local e a privacidade em primeiro lugar. Desenvolvido por uma comunidade mundial de funileiros e entusiastas do faça você mesmo. Perfeito para executar em um Raspberry Pi ou em um servidor local.

 


 

Leitura da Semana

Como mentir com estatística - Darrel Huff

https://amzn.to/3CblYGM 

Quando foi publicado pela primeira vez, em 1954, o livro de Darrell Huff foi saudado como pioneiro em conjugar linguagem simples e ilustrações para tratar de um tema polêmico e controverso: o mau uso da estatística para maquiar dados e abalizar opiniões. Hoje, em tempos de internet e big data, o livro continua genuinamente subversivo e ainda mais relevante. Qual é, afinal, o grau de confiança que devemos depositar nas análises estatísticas?

Segundo Huff, vale ter sempre um pé atrás. Amostras enviesadas, gráficos dúbios, listagens incompletas: item por item o autor apresenta os vilões da interpretação de dados. Em um capítulo, ele aponta como os gráficos estatísticos, mesmo matematicamente corretos, podem não representar em nada a realidade. Em outro, vemos que uma mesma projeção pode mostrar um futuro positivo ou alarmante, dependendo da amplitude de dados que ela cobre. O livro termina com um brilhante passo a passo para o leitor aprender a diferenciar informação de enrolação.