Escrito por: Newton C. Braga

A crise de energia não ocorre só no Brasil. As fontes renováveis estão limitadas e as não renováveis estão se esgotando, além da preocupação em se deixar de usar fontes que não sejam amigáveis ao meio ambiente.

As usinas nucleares comuns tendem a desaparecer devido ao perigo que representam, mas a tecnologia pode ainda ser utilizada de forma segura em mini geradoras capazes de alimentar pequenas comunidades.

Assim, a notícia que comentamos vem dos Estados Unidos, de uma empresa chamada Radiant fundada por ex-engenheiros da Space X. Essa empresa está anunciando um sistema de produção de energia nuclear portátil capaz de alimentar até 1 000 residências de forma segura.

Como sabemos, um dos problemas das usinas nucleares de grande porte e a segurança, o que está cada vez mais nos levando a descartá-las. No entanto, o que os engenheiros da Radiant prometem é algo diferente.

Em lugar de usar água como refrigerante, eles usam hélio. E, além disso, o combustível é feito de um material que não se funde, evitando assim a terrível “síndrome da China”, como ocorreu em Chernobyl.

 

Foto do gerador no site da Radiant em: https://www.radiantnuclear.com/images/05_InnerCore_Full.jpg
Foto do gerador no site da Radiant em: https://www.radiantnuclear.com 

 

Pelo seu pote, a empresa acha que ele pode substitui os incômodos, barulhentos e poluidores geradores Dieisel, com uma vantagem econômica que é dada pela durabilidade do combustível nuclear.