Escrito por: Marcos de Lima Carlos

Todas as sextas-feiras o colunista técnico Marcos de Lima Carlos trará em sua coluna "Canal Tech", o que de mais novo e inusitado aconteceu no mundo da eletrônica durante a semana. Saiba o que Makers, estudiosos, empresas e universidades criaram ou descobriram, para você ficar informado e quem sabe ajudar nas ideias de seus projetos.

 

Projetos

Reconhecimento facial para pessoas com covid-19 em Seul

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Na Coréia do Sul existe atualmente um sistema que efetua rastreamento de uma pessoa infectada com covid 19 para entender o mecanismo de propagação do vírus. Essas informações são coletadas por um investigador e, para cada pessoa infectada, demora cerca de aproximadamente uma hora. Um projeto piloto numa cidade satélite de Seul visa fazer uso de tecnologia de reconhecimento facial para diminuir esse tempo para 1 minuto. Segundo os organizadores, existe uma mão de obra escassa para investigares e além disso, a dificuldade de formação de novos investigadores para efetuar um melhor combate a epidemia do corona vírus.

 


 

Computador de bordo para bicicletas sem bateria pega energia e dados das rodas

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Embora seja um computador de bordo bem simples, somente o fato de não precisar carregar as baterias já é um mega avanço. O autor do projeto ainda teve alguns cuidados que implicam não só em um estudo mais aprofundado (como colocar um display para iluminação noturna), mas em um resultado simples e eficaz.

 


 

Controlador de ventoinha sem processador/microcontrolador


| Clique na imagem para ampliar |

 

Os microcontroladores não são componentes com ampla disponibilidade agora. Há uma escassez no mercado e isso fez o autor do projeto efetuar um circuito mais simples, porém não menos eficaz, para um controle de velocidade de ventoinha. É uma alternativa viável!


 

Tecnologia e Cultura

Webminar: Imagens de ultrassom, princípios e aplicações

Esse webminar do site do Embarcados fala sobre aspectos interessante da pesquisa sobre ultrassom. Embora uma técnica estabelecida e consolidada, há muito por explorar. Faça um Ciência Flix!

 

Exterminador de insetos voadores

Uma das coisas que eu mais gosto no site do NevonProjects é o grau de investigação das ideias. Esse projeto não é muito avançado, mas a pesquisa e os argumentos utilizados pelo autor garante, no mínimo, umas boas risadas.

 

Tendências tecnológicas abrem demanda para customização em massa

Esse artigo aborda as tendências tecnológicas para o futuro em diversos setores. É uma boa referência para as tendências de produtos que vem por ai.


 

Extras

4 elementos para o sucesso de um re-branding

Um renascimento de marca de sucesso não acontece em um único momento. Não existem atalhos. Existe apenas um continuum de decisões estratégicas, criativas e operacionais que, se executadas de forma consistente, colocam uma marca no caminho da relevância cultural, do amor do consumidor e do sucesso nos negócios. Essa história é muito menos emocionante de contar, mas muito mais eficaz a longo prazo.

 

Luna

LUNA é uma ferramenta completa para construir, testar, monitorar e experimentar dispositivos USB. Construído em torno de uma arquitetura única baseada em FPGA, o hardware digital do LUNA pode ser totalmente personalizado para se adequar à aplicação em questão. Como resultado, ele pode atuar como um analisador de protocolo USB de alta velocidade sem compromissos, uma multi-ferramenta de hacking de USB ou uma plataforma de desenvolvimento USB.


 

Leitura da Semana

A vida dos estóicos - Ryan Holiday

Mais de vinte e três séculos atrás, um comerciante falido chamado Zenão fundou uma escola na Ágora ateniense. Desde então, o estoicismo tem sido o guia de todos os que buscam grandeza e encontram nos exemplos dos filósofos o bom senso necessário para alcançar seus objetivos.

Em A vida dos estoicos, Ryan Holiday e Stephen Hanselman apresentam histórias fascinantes de homens e mulheres que se esforçaram para seguir as virtudes estoicas atemporais da coragem, da justiça, da temperança e da sabedoria. Organizado em breves biografias que abordam desde os estoicos mais estudados aos menos conhecidos, este livro lança luz sobre os hábitos de pessoas que viveram essa filosofia e as lições que devem ser aprendidas de suas dificuldades e de seus sucessos.