Lançado recentemente (junho de 2017) este controlador Buck sincronizado DC-DC de 6 a 75 V possui recursos de ajuste do ciclo ativo, sendo indicado em aplicações como drives industriais de motores, câmeras, rádio remoto, PoE não isolada e muito mais. Neste artigo falamos um pouco mais deste componente e damos alguns circuitos de aplicação.

Os leitores interessados em aplicações mais completas podem acessar o datasheet completo em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm5145.pdf 

O circuito integrado LM5145 da Texas Instruments foi desenvolvido para regular uma fonte de alta tensão de entrada ou linha de sinal sujeita a transientes de alta tensão, minimizando assim a necessidade de recursos de proteção adicionais.

O dispositivo permite a operação direta com linhas de 48 V e tem ainda a característica de manter o sistema em funcionamento mesmo quando a tensão de entrada cai para um valor tão baixo como 6 V.

A operação em PWM forçado (FPWM) elimina a variação de frequência para minimizar a EMI, além de usar um diodo de emulação que reduz o consumo de corrente.

A frequência de comutação até 1 MHz pode ser sincronizada por uma fonte de clock externo de modo a minimizar os efeitos da frequência de batimento em aplicações sensíveis a ruídos.

Na figura 1 temos o invólucro de 20 pinos deste componente.

 

Figura 1 – Invólucro
Figura 1 – Invólucro

 

Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação com sua performance.

 

Circuito Típico
Circuito Típico

 

 

Aplicação típica com curvas de performance
Aplicação típica com curvas de performance

 

A faixa de tensões de operação de entrada vai de 6 a 75 V e acorrente de entrada típica é de 1,8 mA. A tensão de regulagem típica é de 7,5 V

Informações completa dos demais parâmetros de funcionamento podem ser obtidas no datasheet.

O diagrama de blocos deste componente é mostrado na figura abaixo.

 

Blocos funcionais
Blocos funcionais

 

Na figura a seguir temos um circuito de aplicação típico para uma tensão de entrada de 6 V a 75 V e tensões de saída de 12, 24, 48, 60 e 72 V.

 

Circuito completo de aplicação para entradas de 6 a 75 V
Circuito completo de aplicação para entradas de 6 a 75 V

 

No datasheet estão detalhados todos os procedimentos para cálculo dos valores dos componentes indicados em função das características desejadas para o circuito.

Também são dadas informações e circuitos adicionais para implementação de um projeto.

Finalmente, na figura 5 temos uma fonte completa de 48 V para 5 V com uma corrente de 20 A operando com corrente até 20 A.

 

Circuito de aplicação completo operando em 230 kHz
Circuito de aplicação completo operando em 230 kHz

 

Outros circuitos completos como uma fonte de 12 V x 10 A, com saída auxiliar para aplicações de RF, uma fonte de 150 W de 24 V para aplicações em drones e outras informações são dadas no datasheet.

Este circuito integrado também conta com módulo de avaliação. Tanto o LM5145 como o módulo de avaliação podem ser obtidos na Mouser em: http://www.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-lm5176-controller/