A Texas Instruments lançou recentemente os sensores de temperatura LM73/LM73-Q1 para montagem em superfície (SOT23) com interface 2-wire (dois fios) indicado para aplicações como controle de climatização em veículos, sistemas de direção, monitoramento em instrumentação etc. Veja neste artigo mais detalhes sobre este componente.

Os circuitos integrados LM73 e LM73-Q1 da Texas Instruments consistem em sensores de temperatura contendo um ADC Sigma-Delta incremental que fornece saídas digitalizadas de 11 a 14 bits com interface de 2 fios (2-wire).

A compatibilidade é com barramentos SMBus e I2C podendo ser ativado para ler a temperatura a qualquer mo mento. O invólucro é SOT23 com a pinagem mostrada na figura 1.

 

Figura 1 – Invólucro
Figura 1 – Invólucro

 

No datasheet disponível no link http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm73-q1.pdf  pode-se ter mais detalhes sobre este componente como, por exemplo, a função de cada um dos pinos do componente.

A Mouser Electronics é um dos distribuidores que pode fornecer este componente bastando, para esta finalidade acessar: http://www.mouser.com/search/refine.aspx?Ntk=P_MarCom&Ntt=146110030 

A faixa de temperaturas de operação do LM73-Q1 vai de -40º C a +125º C com uma precisão de +/- 1,45º C na faixa de -10º C a +80º C e a tensão de alimentação é de 2,7 V.

Na figura 2 temos um circuito de aplicação.

 

Figura 2 – Aplicação
Figura 2 – Aplicação

 

O dispositivo possui ainda opções para ajuste de resolução o que permite otimizar a precisão para uma aplicação específica.

A corrente de operação é de 320 uA e na condição de shutdown essa corrente cai para 1,5 uA, valores típicos.

Na figura 3 temos o diagrama funcional deste sensor de temperatura.

 

Figura 3 – Diagrama funcional
Figura 3 – Diagrama funcional

 

Função importante a ser considerada neste componente é a ALERT que indica uma condição de sobretemperatura. O ponto em que isso ocorre pode ser ajustado externamente.