Lançado em dezembro de 2017 pela Texas Instruments e disponível na Mouser Electronics ( https://www.mouser.com/new/Texas-Instruments/ti-tpa3221-class-d-amps/ ) este amplificador Classe-D (Digital) pode fornecer 105 W na configuração BTL com carga de 4 ohms ou 208 W mono em carga de 2 ohms na configuração PBTL. Veja as características básicas e os circuitos neste artigo.

O amplificador de alta potência classe D TPA3221 da Texas Instruments tem uma banda passante de 100 kHz o que lhe possibilita fornecer uma resposta plana dentro da faixa de áudio e com isso som de excelente qualidade.

A eficiência ultrapassa os 90% e a distorção é de apenas 0,02% em carga de 4 ohms com 1 W de saída. O modo de operação de baixo consumo faz com que ele drene menos de 1 mA da fonte e permite a conexão no modo BTL simples.

As aplicações principais desde componentes sugeridas pela Texas Instruments são:

- Caixa de som sem fio ou amplificadas

- Sistemas de som

- Subwoofers

- Sistemas de sonorização ambiente e profissional (Public Address)

Na figura 1 temos o diagrama de blocos do amplificador.

 

Figura 1
Figura 1

 

O datasheet completo deste amplificador com mais informações pode ser acessado em: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tpa3221.pdf

O invólucro é o HTSSOP de 44 pinos que possui recursos para montagem num dissipador de calor. Na tabela abaixo temos as condições recomendadas de operação, observando-se a frequência PWM, já que se trata de amplificador digital.

 

Na figura 2 temos gráficos que mostram a distorção harmônica total em função da potência de saída e do modo de operação.

 

Figura 2
Figura 2

 

Na figura 3 temos o circuito de aplicação para a versão estéreo BTL no modo AD.

 

Figura 3
Figura 3

 

Na figura 4 temos o modo diferencial (2BN) BTL para aplicação mono.

 

Figura 4
Figura 4

 

Finalmente temos uma configuração interessante que é a PBTL ou sejam as saídas são ligadas em paralelo antes d filtro LC (Outputs Paralleled Before LC Filter). A configuração é mostrada na figura 5.

 

Figura 5
Figura 5

 

Para as aplicações a Texas fornece o Layout da placa de circuito impresso no Datasheet.